Marcos Pontes assiste teste de motor-foguete realizado com sucesso em São José dos Campos

Teste do projeto, que foi financiado pelo MCTI, aconteceu na área operacional da Usina Coronel Abner (UCA), em São José dos Campos (SP)

Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e da equipe técnica do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), localizados em São José dos Campos (SP), promoveu nesta sexta-feira (1º), o primeiro ensaio de Tiro em Banco do Motor-Foguete S50.

Trata-se de um projeto 100% nacional, com financiamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) por meio de sua autarquia vinculada, a Agência Espacial Brasileira (AEB) e de sua empresa pública, Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP, por meio da empresa Avibras Indústria Aeroespacial S/A é responsável pela execução do projeto.

Entre as várias autoridades presentes no teste, estavam o ministro do MCTI, astronauta Marcos Pontes, o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Moura, o diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Major-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, o diretor do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Coronel O`Donnell, e o presidente da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB), Julio Shidara.

“Quero ressaltar o apoio do nosso presidente Jair Bolsonaro que sempre fala da importância do nosso país ser uma nação livre, da importância de sermos um país independente e que cada vez mais demonstra que tem capacidade para fazer projetos importantes como este”, destacou Marcos Pontes que ainda ressaltou a importância do programa espacial brasileiro.

“É essencial para diferentes áreas como a segurança pública, comunicação, agricultura. E o sucesso desse teste hoje dá mais um passo para a consolidação do nosso programa espacial”, avaliou.

Presente no evento o presidente da AEB, Carlos Moura fez uma avaliação do teste. “O teste do motor S50 é um passo importantíssimo para que possamos ter um veículo lançador de microssatélites capaz de levar nossas cargas espaciais para as órbitas que desejamos”, analisou.

O S50 é o maior motor-foguete já fabricado no hemisfério sul, com 12 toneladas de propelente sólido, e com tecnologias inovadoras para o programa espacial brasileiro, como o uso de fibra de carbono para a produção do envelope-motor, o que o torna mais leve e eficiente.

O sucesso deste ensaio é fundamental para que o Brasil possa avançar nas fases finais de desenvolvimento do Motor S50, que permitirá ao país novas capacidades em termos de produção de veículos suborbitais e lançadores de microsatélites, por meio do Projeto do Veículo Lançador de Microssatélites (VLM-1), que é um Projeto Estratégico da Força Aérea Brasileira (FAB) e visa o desenvolvimento de um veículo lançador de microsatélites em parceria com o Centro Aeroespacial Alemão (DLR).

Ao final do teste o diretor do IAE, Brigadeiro do Ar César Augusto O’Donnell Alván fez um balanço do resultado. “O ensaio do Tiro em Banco do Motor-Foguete S50 foi um sucesso e consolida o Brasil como uma nação próspera e com plenas condições de levar adiante e colocar no mais alto grau o programa espacial brasileiro. O que aconteceu aqui hoje é motivo de muito orgulho para todos nós que acreditamos no sucesso deste programa”, avalia.

O ensaio do primeiro teste de queima em ponto fixo deste motor é resultado de um trabalho tecnicamente complexo e desafiador, que conta com o profissionalismo de técnicos e engenheiros do IAE e da empresa contratada.

O coordenador do Projeto VLM-1 e coordenador da Operação, major Engenheiro Rodrigo César Rocha Lacerda explica a importância das novas tecnologias usadas no Motor-Foguete S50. “O motor deste foguete produzido no Brasil traz novas tecnologias para o nosso programa espacial porque ele é feito de fibra de carbono.

O que torna o motor mais leve, eficiente, mais fácil de ser produzido e isso é uma vitória muito grande para o nosso país”, finaliza o Oficial.

Assista aqui!

 

Fonte: aquietrabalho.com
Deputada Estadual Letícia Aguiar