Macatuba terá espaço voltado à Indústria 4.0

Convênio com o Governo Federal vai proporcionar a jovens a possibilidade de conhecer tecnologias que, antes, pareciam distantes
A Prefeitura de Macatuba firmou convênio com o Governo Federal para implantação do Espaço 4.0, programa que promoverá ambiente criativo de inovação e estimulará o aprendizado dos jovens com os aparatos de modelo educacional: computadores, tablets, impressora 3D, mesas, cadeiras, iluminação, climatização e outros equipamentos necessários para iniciar a imersão nas novas tecnologias da Indústria 4.0.
“Quando fui a Brasília pela primeira vez como prefeito, fiz um pedido especial ao deputado federal Arnaldo Jardim, para que destinasse para Macatuba uma unidade do Espaço 4.0, da Secretaria Nacional da Juventude. Para nossa felicidade, o pedido foi atendido e o deputado destinou R$ 200 mil da sua cota de emendas parlamentares para o programa. Em todo o Brasil, apenas oito municípios foram contemplados com esse projeto importante para a capacitação dos jovens para o mercado de trabalho da Indústria 4.0”, lembra o prefeito de Macatuba, Anderson Ferreira.
O Espaço 4.0 fomentará o acesso de jovens de 15 a 29 anos a novos recursos tecnológicos da Indústria 4.0, proporcionando-lhes oportunidade de capacitação técnica, ampliação de habilidades e competências técnicas, bem como o engajamento para o mundo do trabalho. Oferecerá um espaço capaz de promover a capacitação, convívio e troca de experiências e conhecimentos de jovens para descobertas e manuseio dos equipamentos e ferramentas da Indústria 4.0.
O local escolhido para implementação do Espaço 4.0 é o CEMP (Centro Municipal Profissionalizante), que em breve será chamado de Escola do Futuro. Ali, os jovens estudantes terão acesso a aparelhos tecnológicos e aprenderão o que é a transformação digital, qual a sua importância e quais os seus impactos na sociedade. Em seguida, serão redirecionados para os cursos, visando o crescimento acadêmico e profissional dos participantes.
Após a liberação dos R$ 200 mil, a Prefeitura dará início ao processo licitatório para a compra dos equipamentos, o que deve ocorrer ainda no primeiro semestre de 2022.

Cursos que serão oferecidos no Espaço 4.0 em Macatuba:
– Desvendando a Indústria 4.0
– Competência Transversal – Lógica de Programação
– Desenvolvedor de Aplicações para Android
– Empreendedorismo
– Autocad 2D
– Microcontrolador de Arduíno
– Desvendando a Blockchain
– Entre outros

Fonte: Prefeitura Municipal de Macatuba – SP