Macatuba – Escolas municipais de Macatuba têm o melhor Ideb da região

Município também foi o que chegou mais próximo da meta estipulada em 2005; índice mede a qualidade da Educação Básica
As escolas municipais de Macatuba alcançaram 6,8 pontos no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em 2021, na categoria Anos Iniciais (1º ao 5º ano). O resultado representa a maior pontuação em comparação a outros 11 municípios da região em um raio de 50 quilômetros. Os dados foram divulgados na sexta-feira (16), pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).
Macatuba também foi município que chegou mais próximo da meta estipulada em 2005, apenas 0,1 ponto abaixo da projeção. “Essa meta de 2005 não levava em conta os impactos causados pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e que viriam a assolar o mundo a partir do ano de 2020. Tanto que pouquíssimos municípios do estado e do Brasil atingiram a pontuação projetada. O resultado já era esperado, porque tivemos muitos prejuízos educacionais, mesmo havendo um grande comprometimento da comunidade escolar em torno do processo de ensino-aprendizagem”, lembra o secretário de Educação e Juventude de Macatuba, Adriano Queiróz.
Mesmo sem alcançar a meta, o resultado do Ideb de 2021 é visto com bons olhos por toda a equipe da educação. “Macatuba sempre esteve em uma crescente quando falamos em educação. E aqui tenho que ser justo: nosso trabalho é de excelência, tanto que temos escola que ultrapassou a meta do Ideb e escolas que não conseguiram alcançar, mas estiveram muito próximo do resultado, por apenas 2 e 3 pontos”, reforça Adriano.
O trabalho citado por Adriano ganhou outros contornos na pandemia, em especial neste ano. “Desde o início de agosto, estamos adequando horários de reforço, trazendo mais condições de ofertar ações assertivas, e nas duas últimas semanas, nos reunimos com cada período, com cada série e ano, para ajustarmos nossos trabalhos e nossas ações com a coordenação, direção e supervisão. Logo esperamos recuperar o que a pandemia interrompeu, a aprendizagem, nossa sede de aprender”.
Anderson Ferreira, prefeito de Macatuba, vai mais além. Para ele, o Ideb é uma espécie de bússola que direciona as ações do Poder Público na educação. “Nós nos preocupamos em realizar uma avaliação que retratasse de fato o cenário educacional em nossa Educação Básica, pois somente assim podemos criar ações para retomar o tempo perdido. E a avaliação aplicada no ano de 2021 é um exemplo desta dedicação. Todos os alunos em sala de aula para realizar a prova, empenhados e enfrentando os desafios que a pandemia impôs. A eles e à toda comunidade escolar, o nosso muito obrigado”.

Superando o Brasil e o estado de São Paulo

No estado de São Paulo, o impacto da pandemia do novo coronavírus também se refletiu nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Em 2021, o Ideb registrado foi de 6,1 (a meta era de 6,6). Em âmbito nacional, o índice no ano passado foi de 5,8 (a meta era de 6,0).
“Como todo professor, nós precisamos de dados para oferecer aos nossos alunos, aos nossos funcionários e às famílias que diariamente nos entregam seu bem mais precioso: os nossos filhos. Quando deixamos a análise rasa de lado para aprofundar o assunto, percebemos o quanto a comunidade escolar se engajou para recuperar o tempo perdido, e o resultado está aí: nosso Ideb é maior que as médias estadual e nacional, é a maior da nossa região e a que mais ficou próxima da meta. Por isso, quero dar os parabéns aos professores, pais e toda comunidade escolar. Sem vocês, sem essa união, esse resultado não seria tão positivo”, finaliza Adriano.

Ideb da região (raio de 50 quilômetros de Macatuba) // meta estipulada pelo Inpe

Anos iniciais (1º ao 5º ano), nos quais em Macatuba, o ensino é de total responsabilidade do município

Macatuba 6,8 (meta 6,9)
Agudos: 6,1 (meta 6,6)
Areiópolis: 6,2 (meta 6,3)
Barra: 6,3 (meta 7,2)
Bauru: 5,6 (meta 6,5)
Borebi: 5,4 (meta 6,3)
Botucatu: 6,3 (meta 6,8)
Igaraçu: 5,8 (meta 7,3)
Jaú: 6,4 (meta 6,8)
LP: 6,6 (meta 6,9)
Pederneiras: 5,3 (meta 6,3)
São Manuel: 5,9 (meta 6,5)

Fonte: Prefeitura Municipal de Macatuba – SP.