Lwart atinge marca histórica no volume de coleta de óleo lubrificante usado e contaminado

Um dos Principais desafios para o setor é a conscientização dos geradores de OLUC em efetuar a correta destinação.

A Lwart Soluções Ambientais, uma das maiores indústrias do mundo no segmento de rerrefino do óleo lubrificante usado e contaminado – OLUC, trabalha há anos junto a entidades do setor para ampliar a conscientização dos geradores para a correta destinação. A legislação brasileira determina que todo OLUC deve ser coletado e destinado para a reciclagem, por meio do rerrefino, e proíbe taxativamente o uso do resíduo como combustível, destinação para queima ou para quaisquer fins por se tratar de um resíduo perigoso Classe I de acordo com a NBR-1004.

“Apesar dos mais de 560 milhões de litros de óleo lubrificante usado ou contaminado que são coletados adequadamente, estima-se, baseado em um benchmark mundial, que um volume próximo de 200 milhões de litros é destinado de forma inadequada e não passa pelo processo legal de rerrefino no Brasil. Uma fatia significativa deste volume coletado no País vem da indústria automotiva”, destaca Aylla Kipper, gerente de relações institucionais e sustentabilidade da Lwart Soluções Ambientais e vice-presidente da AMBIOLUC.

Série histórica

A Lwart Soluções Ambientais, segue como a empresa de maior participação no mercado nacional de coleta de OLUC, também com a maior abrangência no território brasileiro. Em 2021, superou sua marca histórica de coleta registrada em 2014, realizando a logística reversa de 184 milhões de litros coletados. Para se ter ideia do volume coletado, ele supera quase 4 vezes o volume da segunda empresa com maior participação na coleta.Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), em 2021 foram coletados 567 milhões de litros de OLUC no Brasil, dos quais 32,45% desse montante coletados pela Lwart.

De acordo com Marcelo Murad, diretor de Coleta e Logística da Lwart Soluções Ambientais, essa marca histórica é o resultado de investimento e de todo trabalho desenvolvido pela companhia na expansão de bases, frotas, tecnologia e preparação das equipes para aprimorar o atendimento aos clientes e as ações voltadas para a educação ambiental. “Nosso papel como empresa, em complemento às políticas regulatórias, é aplicar agenda positiva e contínua de educação ambiental para os geradores, esclarecendo quanto ao correto armazenamento, manuseio e destinação do OLUC”, comenta Murad.

A Lwart Soluções Ambientais é uma empresa 100% brasileira, com sede e fábrica em Lençóis Paulista e bases em outras 16 localidades, que atende mais de 3,3 mil municípios e com abrangência nacional. Trata-se da única rerrefinadora da América Latina a produzir óleo básico de alta performance do Grupo II, com zero geração de resíduos durante o processo de reciclagem do OLUC.

Sobre Lwart Soluções Ambientais

Empresa 100% brasileira, a Lwart Soluções Ambientais é uma das maiores do mundo no segmento de rerrefino de óleo lubrificante usado. É também a primeira rerrefinadora da América Latina a produzir óleo básico de alta performance, do Grupo II. Como empresa que tem a transformação em seu DNA e a sustentabilidade como principal pilar, a Lwart amplia sua atuação e passa a coletar, destinar e transformar, dentro das melhores práticas da economia circular, resíduos pós-consumo do setor automotivo. A Lwart Soluções Ambientais tem uma das plantas mais modernas do mundo para produção de óleo básico de alta performance a partir do óleo lubrificante usado. Com sede em Lençóis Paulista (SP), conta com 17 centros de coletas espalhados pelo Brasil, que atendem cerca de 45 mil clientes todos os anos. Seu processo é rastreável e sua atuação segue as mais estritas normas de compliance. Mais informações em www.lwart.com.br.