Lençóis recebe Turnê ‘Choronas 25+’ no sábado, 4; show gratuito marca comemorações pelo dia da Mulher na cidade

As comemorações pelo Dia Internacional da Mulher terão uma programação especial no próximo sábado, 4, a partir das 19h, na Praça Comendador José Zillo, Concha Acústica

A Turnê Choronas 25+ marca o lançamento do novo CD do grupo Choronas – primeiro grupo feminino de choro, formado por quatro experientes instrumentistas. O evento é uma realização da Secretaria de Cultura, com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Sicoob 4474 e conta com patrocínio do Proac, produção executiva de Claryssa Pádua Produções Culturais e produção do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Além do show, com início às 20h30, a Secretaria de Cultura preparou uma programação especial antecedendo a apresentação do grupo, incluindo a participação de Lene Caldeira e Felipe, Feira de Artesanato, brinquedos infláveis, pipoca, cama elástica e brinquedos infláveis e capoterapia com o mestre Charuto.

O grupo Choronas é formado por Ana Claudia Cesar (cavaco), Maicira Trevisan (flautas), Paola Picherzky (violão 7 cordas) e Miriam Cápua (percussão). Na estrada desde 1995, elas rompem com o paradigma dos grupos de choro, formados exclusivamente por homens, e querem manter vivo o legado do primeiro gênero instrumental urbano brasileiro: o chorinho, um dos mais originais estilos de música, que nasceu no Rio de Janeiro, em 1870.

Para celebrar os seus 25 anos de trajetória, em 2020 as Choronas lançaram o sexto CD “Choronas 25+”, uma coletânea que reúne 16 obras selecionadas de quatro dos seus cinco discos. Obedecendo a uma ordem cronológica das composições, o grupo retrata a cronologia do choro – os diferentes períodos da história até os dias de hoje – através da sua própria cronologia, e demonstra a evolução do gênero na modernidade composicional e nos arranjos das integrantes.

“Quando começamos a escolher as músicas para contar a nossa história, com toda evolução e diversidade, percebemos que o repertório também contempla toda a história do choro, desde o início até hoje. E, incrivelmente, a seleção não repetiu nenhum compositor, seguindo a trilha através dos quatro pilares do gênero: Chiquinha Gonzaga, Joaquim Antônio Callado, Pixinguinha e Ernesto Nazareth, e apresentando obras novas e autorais”, diz Ana Cláudia.

“Lençóis Paulista recebe mais um grande espetáculo cultural. Vamos receber esse grupo maravilhoso que está completando 25 anos de estrada, apresentando um repertório de extrema qualidade, bom gosto e clássicos da música instrumental brasileira. Vamos celebrar o dia internacional da mulher com uma programação preparada especialmente para esta data. Fica aqui meu convite para toda a comunidade prestigiar este espetáculo na Concha Acústica”, destacou o maestro e secretário de Cultura, Marcelo Maganha.

O show em Lençóis Paulista pretende proporcionar o encontro do público com a música instrumental brasileira, em especial o choro e suas referências, tornando cada obra um verdadeiro universo a ser visitado. Por isso, durante a apresentação, as Choronas contam sobre os compositores, a formação original do choro, particularidades e curiosidades sobre as composições. E, após o show, acontece um bate-papo com o público.

SERVIÇO

Show Choronas 25+ “Cronologia do Choro pela cronologia das Choronas”

Data: sábado, 4, às 20h30

Abertura: 19h, com apresentação de Lene Caldeira e Felipe, capoterapia e brinquedos infláveis

fonte: Prefeitura de Lençóis Paulista