Lençóis Pta – Servidores lençoenses recebem prêmios por ações do Programa Município Verde Azul

Helton, Fábio e Manezinho com o coordenar do PMVA, José Walter Figueiredo

Os servidores Helton Damacena de Souza e Fábio José Esguícero, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, foram premiados pelo governo do Estado pelas ações desenvolvidas no Programa Município Verde Azul. Acompanhou a dupla premiada o vice-prefeito e secretário de Convênios, Manoel dos Santos Silva, o Manezinho. A entrega dos troféus aconteceu nesta quinta-feira, 16 de dezembro, em São José do Rio Preto, com a presença do secretário estadual de Meio Ambiente, Marcos Penido.

“Essa é uma festa de merecimento àqueles interlocutores que mais se empenharam por seus municípios”, explicou o coordenador do Programa, José Walter Figueiredo. Helton e Fábio receberam o “Prêmio Equipe Articulada”. Além disso, Helton também foi homenageado como o interlocutor do PMVA mais votado na região do Médio-Tietê.

O Programa Município Verde Azul foi lançado em 2007 pelo governo do estado de São Paulo e tem o objetivo de descentralizar a política ambiental e proporcionar a eficiência na gestão. As Prefeituras trabalham a elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável. A certificação e o ranking do PMVA serão divulgados entre março e abril do próximo ano.

“O meio ambiente é pauta obrigatória. Não há como pensar em qualidade de vida sem se pensar em meio ambiente. Meio ambiente está no ar que nós respiramos, na água que bebemos, na terra de onde tiramos nosso alimento. Faz parte do nosso dia a dia, faz parte da nossa vida. E se não cuidarmos do Meio Ambiente, não tem como cuidarmos da qualidade de vida”, destacou o secretário Marcos Penido.

Na manhã desta sexta-feira, Helton e Fábio também foram recebidos no Gabinete do Prefeito Anderson Prado. “É uma honra receber servidores tão dedicados e ver que esse empenho é reconhecido pelo governo do Estado e pelos colegas que são interlocutores do Programa. O Meio Ambiente é uma pauta urgente. Essas ações vão garantir a qualidade de vida no futuro”, agradeceu o prefeito.

“Lençóis Paulista se destaca na região em diversas áreas e com o Meio Ambiente não é diferente. É um orgulho poder acompanhar o Helton e o Fábio, que estão representando centenas de servidores. Agradeço a todos que trabalharam para que essa premiação fosse possível”, comentou Manezinho.

As políticas de sustentabilidade e preservação do Meio Ambiente são desenvolvidas em diversas frentes pela administração municipal: através de programas como o Coleta Certa, que mecanizou a coleta de lixo e aumentou consideravelmente o volume de materiais reciclados, a instalação de um novo aterro de resíduos sólidos, o programa de arborização urbana, a educação ambiental é trabalhada diariamente com o envolvimento dos estudantes e da comunidade.

“Fico muito feliz com a homenagem. Em Lençóis Paulista, além das políticas públicas sustentáveis, buscamos desenvolver ações que priorizem a educação ambiental e que envolvam a comunidade na preservação dos nossos recursos. Gostaria de enaltecer e renovar o apoio de todos da Prefeitura que formam a equipe verde azul, e ao Manezinho e ao prefeito Prado pela confiança”, destacou Helton. “Agradecemos a todas as secretarias e autarquias que nos apoiam, sendo de fato a equipe. Esse prêmio é para Lençóis Paulista”, completou Fábio.

Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista