Lençóis Pta – Saúde faz parceria com faculdade de medicina e estagiários reforçam atendimento nas unidades

A Secretaria de Saúde firmou uma parceria com a Uninove para que alunos do curso de medicina atuem como estagiários nas unidades da atenção básica, reforçando o atendimento. Este processo é conhecido como Preceptoria Médica e vem sendo realizado desde o dia 3 de fevereiro.

“Por meio dessa parceria, nós estamos conseguindo otimizar o serviço prestado. Nós ampliamos nossa capacidade nas unidades e vamos poder reforçar as visitas domiciliares. Esses universitários auxiliaram bastante no atendimento às pessoas que buscaram as unidades com suspeita por Covid-19, no começo do mês, e agora, com estabilização dos casos, estão sendo fundamentais na retomada dos serviços oferecidos pela atenção básica. Em aproximadamente um mês da parceria em vigor, nossa avaliação é extremamente positiva”, explicou o secretário de saúde, Ricardo Conti Barbeiro.

São 20 estudantes distribuídos por três unidades de Lençóis Paulista, sendo 5 na ESF do Jardim Nações, 5 na ESF do Jardim Caju e 10 na ESF do Jardim Monte Azul. O estágio, que é tecnicamente denominado de precetoria, teve início no dia 3 de fevereiro.

A preceptoria em saúde é uma atividade desenvolvida pelos profissionais de saúde junto aos alunos de graduação e nas diversas modalidades de residências. Sempre sob a supervição do médico da unidade, que atua como ‘preceptor’, os estudantes têm a oportunidade de prestar todo tipo de atendimento: avaliação do quadro clínico, prescrição de tratamento, procedimentos da rotina da unidade, como aferição de pressão, glicemia, coleta de exames.

“Já é a parte prática da graduação. Quando temos acadêmicos atuando na rede pública, damos a oportunidade dos alunos terem a vivência da rotina de atendimento e também conhecimento sobre os protocolos do SUS e as rotinas administrativas de uma unidade de atenção primária”, destaca Mariska Ferrão, médica da Saúde da Família na ESF Jardim Nações e preceptora na unidade.

Prefeitura de Lençóis Paulista