Lençóis Pta – Prefeitura realiza sorteio dos lotes do Jardim Heleno Quitéria

A Prefeitura de Lençóis Paulista, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou o sorteio dos 28 lotes que vão compor o Conjunto Habitacional Jardim Heleno Quitéria. O loteamento é a última etapa de indenização do acordo firmado entre o Poder Público e os ex-moradores da área de risco da Vila Contente que aderiram ao processo de desapropriação de seus imóveis de forma amigável. O sorteio ocorreu na última sexta-feira, 8 de julho, no plenário da Câmara.

O evento foi conduzido pela assistente social Silvia Andréia Mendes Morelli, profissional responsável pelas ações do Órgão Gestor nas questões relacionadas à Habitação de Interesse Social do município, e foi acompanhado pelo prefeito Anderson Prado, pelo secretário de Assistência Social, Ney Góes, pelo presidente da Câmara, Jucimário Cerqueira dos Santos, o Bibaia, servidores da Assistência e pelos ex-moradores da Vila Contente.

Para realização do sorteio, os lotes foram numerados e foi incluído o nome do representante de cada um dos 28 núcleos familiares que têm direito ao terreno. Cada nome ficou correspondente a um lote, sorteado de forma individual e por ordem crescente. “Estamos concluindo um longo processo com o sorteio dos lotes que fazem parte da indenização. Fica aqui meu agradecimento, a todos que participaram, inclusive a equipe da Assistência, porque foi uma trajetória longa, mas com um final feliz”, explicou Silvia.

O Jardim Heleno Quitéria fica ao lado do Jardim Primavera. Atualmente, a área está passando por obras de terraplanagem. O loteamento também receberá a infraestrutura de água, esgoto, iluminação e asfalto antes de ser entregue. “Estamos aqui cumprindo o que foi prometido e logo vocês poderão desfrutar do seu lote, da forma que desejarem: poderão vender, construir uma área de lazer, uma casa para o filho, o que for melhor para vocês. Parabéns a todos”, reforçou o secretário de Assistência Social, Ney Góes.

O presidente da Câmara, que também acompanhou o processo, parabenizou os presentes e agradeceu os esforços da administração no desfecho. “Parabéns para vocês que não desistiram de realizar o seu sonho e boa sorte. E nosso agradecimento a essa administração, que olha para o povo”, lembrou Bibaia.

“Agradeço a oportunidade de estar aqui. Desde que essa saga começou, em 2013, eu já estava com vocês, primeiro como vereador e depois como presidente da Câmara. Depois, como prefeito, consegui alocar os recursos e destravar os projetos junto à CDHU. No meio de tudo isso, enfrentamos uma pandemia, mas conseguimos cumprir nossa promessa e fazer justiça social. E me emociona muita a confiança que vocês depositaram no meu governo e nos servidores, sempre demonstrando muito respeito ao processo”, comentou o prefeito Anderson Prado, antes do sorteio.

RELEMBRE O CASO

Em 2019, a Prefeitura firmou um acordo para desapropriação amigável de 29 imóveis em área de risco de enchente e alagamento na Vila Contente. Os trâmites foram acompanhados pelo Ministério Público. Na época, as famílias que aceitaram o acordo receberam uma indenização e foram incluídas em programa da CDHU no Conjunto Habitacional Lençóis Paulista, no prolongamento do Jardim Ibaté, e se mudaram para novas casas.

Os imóveis desapropriados foram demolidos. Como último item das tratativas do acordo, a Prefeitura se comprometeu com a entrega de um terreno. Este novo loteamento, que será denominado Heleno Quitéria, fica localizado ao lado do Jardim Primavera.

fonte: Prefeitura de Lençóis Paulista