Lençóis Pta – Prefeitura amplia a rede de atendimento contra Covid-19 e reforça a vacinação a partir desta quarta-feira

Unidade do Monte Azul passa a atender casos de síndrome gripal a partir da quarta-feira, 5

A partir de quarta-feira, 5 de janeiro, a Prefeitura de Lençóis Paulista amplia a rede de atendimento para casos de síndrome gripal. Na ESF do Monte Azul, passa a funcionar o 2º PAC 19 (Pronto Atendimento Covid-19), com atendimento das 8h às 17h. O PA Covid que funciona ao lado do Hospital Nossa Senhora da Piedade continua funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana. A Central de Testes também volta a operar nesta quarta-feira 5, das 8h às 17h, na ESF Maria Cristina, para quem apresenta sintomas de gripe (tosse, dor de garganta, febre, coriza) por três a sete dias.

Ainda da quarta-feira 5, a Secretaria de Saúde realiza um plantão de vacinação contra a Covid-19, no Ambulatório de Especialidades da Avenida Brasil, em horário estendido, das 17h às 22h, com aplicação da primeira, segunda e terceira dose. O atendimento será em livre demanda, ou seja, não há necessidade de agendamento.

“A abertura de um segundo local para atendimento de síndrome gripal tem como objetivo desafogar o PAC 19, ao lado do Hospital Nossa Senhora da Piedade, que em três dias realizou aproximadamente 700 atendimentos. Além disso, vamos reativar a Central de Testes para que as pessoas diagnosticadas com Covid-19 possam fazer o isolamento e frear a contaminação. Neste momento, estamos vendo um aumento gradual nos casos de Covid-19, após as confraternizações de final de ano. A boa notícia é que a ocupação dos leitos, tanto de enfermaria quanto de UTI, continua zerada. Isso é mais um dado a favor da vacinação. A vacina realmente salva vidas, pois impede que as pessoas desenvolvam formas graves da doença. Estamos oferecendo um horário ampliado para imunização esta semana. Proteja-se contra a Covid-19 e proteja quem você ama, se vacinando”, destacou o prefeito Anderson Prado.

De acordo com o secretário de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro, além da Covid-19, também estão em circulação os vírus que causam influenza, e que acometem principalmente crianças menores de cinco anos e idosos, e eleva ainda mais o número de atendimentos. Devido ao grande número de ligações, o número da Central da Saúde (0800 2691 120) também apresentou problemas. A Secretaria de Saúde já tomou providências para normalizar o atendimento. “Nós estamos fortalecendo o atendimento e ampliando a rede neste momento mais crítico. Nas unidades de saúde e no PAC 19 o movimento é intenso. Lembrando que a Covid-19 e a influenza têm a mesma forma de transmissão, que é através do contato com a pessoa doente. Os protocolos sanitários de uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social são válidos para as duas enfermidades”, acrescentou Barbeiro.

SERVIÇO

2º PAC-19

ESF Antonio Benedetti – Rua Horácio Moretto, nº 1.255, Jardim Monte Azul

Horário de atendimento: segunda a sexta, das 8h às 17h

CENTRAL DE TESTES CONTRA A COVID 19

ESF Maria Cristina – Rua Ana Neri, 124 – Vila Mamedina

Horário de atendimento: segunda a sexta, das 8h às 17h

Quem deve procurar? Pessoas que apresentam sintomas de gripe (coriza, febre, mal estar, tosse, dor de garganta), entre o terceiro a sétimo dia dos sintomas

VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 EM HORÁRIO ESTENDIDO

Data: 5 de janeiro (quarta-feira)

Horário: Das 17h às 22h

Local: Ambulatório de Especialidades (Avenida Brasil, 686, Centro)

Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista