Lençóis Pta – Prefeitura adota Botão 190 da PM nas escolas municipais

A ação tem por objetivo garantir a segurança de alunos, professores e profissionais da educação que atuam no ambiente escolar

O prefeito de Lençóis Paulista, Anderson Prado anunciou no início da tarde de sexta-feira, 14, que a Secretaria de Educação Municipal vai adotar o aplicativo 190 SP, da Polícia Militar, que será utilizado pelos diretores das escolas municipais para registrar ocorrências de forma imediata. O aplicativo foi atualizado e passou a contar com o recurso Segurança Escolar que, ao ser acionado, informa a equipe policial mais próxima da escola para atender a ocorrência, sem a necessidade de falar com qualquer atendente.
Participaram da reunião o secretário de Educação, Railson Rodrigues, o comandante da 5º Cia da Polícia Militar, Capitão Élcio Torres, o coordenador da Secretaria de Segurança Pública, tenente Rezino Pereira dos Santos Filho e o comandante da Guarda Civil Municipal, tenente Marcelo de Azevedo Silva. A adoção do aplicativo e outras ações de segurança nas escolas são demandas também da Câmara Municipal que tem discutido com o Poder Executivo a adoção dessas medidas.
Junto com medidas já anunciadas (veja mais abaixo), a ação tem por objetivo garantir a segurança de alunos, professores e profissionais da educação que atuam no ambiente escolar. “Esta é mais uma medida que estamos tomando para garantir a segurança nas escolas, a tranquilidade de pais, alunos e professores e evitar que esses problemas interfiram no aprendizado de nossos alunos”, declarou o prefeito Anderson Prado.
O secretário de Educação, Railson Rodrigues, disse que serão adquiridos dois celulares para cada escola municipal, totalizando 72 unidades. “O celular ficará com a direção da escola e, em caso de necessidade, vai utilizar o recurso Segurança Escolar que foi recentemente incluído no aplicativo 190 SP, que pertence à Polícia Militar do Estado de São Paulo”, declarou.

MEDIDA JÁ ANUNCIADAS

No dia 6 de abril, logo após a tragédia ocorrida em Blumenau, Santa Catarina, o prefeito também se reuniu com o secretário de educação e outras autoridades policiais e civis do município para tratar da segurança nas escolas locais. Na ocasião foram anunciadas as seguintes medidas:

– Criação de mais um destacamento da GCM para cuidar especialmente da ronda escolar e do acesso às escolas e creches;

– Criação de mais um destacamento da PM para cuidar especialmente da ronda escolar e do acesso às escolas e creches;

– Intensificação na ronda escolar nos horários de saída e entrada dos estudantes; ampliação do programa de monitoramento das creches e escolas;

– Implantação de um programa para instalação de concertinas nos muros das unidades escolares;

– Investimentos em infraestrutura para reforço da segurança das escolas;

– Autorização permanente para acesso de integrantes da GCM e Polícia Militar nos estabelecimentos de ensino do município;

– Aprimoramento de protocolo de acesso de alunos, servidores e outros nas escolas e creches;

– Aumento do efetivo da Guarda Civil Municipal;

– Ampliação no pagamento da atividade delegada para policiais militares; e pagamento de horas extras para integrantes da GCM.

Fonte: Prefeitura de Lençóis Paulista – SP