Lençóis Pta – Prado recebe a enxadrista Liara Blanco Silva, atleta que participou do Campeonato Panamericano de Xadrez Amador

Prado recebeu Liara, acompanhada dos pais e do professor de xadrez

O prefeito Anderson Prado recebeu a enxadrista lençoense Liara Blanco Silva, em seu gabinete, nesta sexta-feira, 17 de dezembro. A atleta veio acompanhada dos pais Meire e Eduardo, e do professor Bruno Godinho.

Liara vai fechar o ano de 2021 cheia de conquistas. No Campeonato Panamericano Amador 2021, categoria Sub 1700 feminino, disputado em Timbó – SC, ficou em 4.º lugar no feminino geral, e a primeira colocação na categoria Sub 18, classe Sub 1700. Com esse resultado no Panamericano, ela conquistou o primeiro título de Mestre Nacional de Xadrez da cidade de Lençóis Paulista e o primeiro título de uma atleta feminina no Centro – Oeste Paulista. Liara também foi a primeira colocada no sub 18 feminino e a 3ª brasileira mais bem colocada no torneio da sua categoria, disputado em Timbó, Santa Catarina.

“Mais uma atleta campeã lençoense que tenho a honra de receber em meu Gabinete. Fico muito orgulhoso de ver que nossas crianças e adolescentes se destacam em modalidades esportivas diversas. Uma jovem mulher que serve de exemplo e inspiração na busca por um objetivo. Agradeço de coração a presença dessa família”, comentou o prefeito.

Liara tem 17 anos, pratica xadrez há pelo menos 11, e coleciona diversos títulos e colocações de destaque. “Aprendi o jogo quando tinha quatro anos, com meu pai. Depois, ao seis, comecei a praticar na escola. É um esporte que exige muita concentração e vontade de superação. Um dos principais desafios, para mim, é ser reconhecida num ambiente que a maioria dos competidores sempre foi do sexo masculino. Mas sigo comprometida em aprender, vencer e inspirar outras meninas”, diz Liara.

As conquistas de Liara e de outros enxadristas lençoenses colocam a cidade como base ativa do xadrez no Centro-Oeste. “Isso se deve ao comprometimento dos atletas, mas também ao envolvimento dos pais. Nós estamos vivenciando isso em Lençóis hoje. Estamos à frente de cidades maiores, como Bauru”, explicou o professor Bruno.

Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista