Lençóis Pta – Com quase 19 mil vacinas em atraso, Prefeitura altera programação de final de ano e suspende carnaval presencial

O prefeito Anderson Prado fez um pronunciamento nas redes sociais na manhã desta sexta-feira, 3, para tratar sobre os índices pandêmicos do novo coronavírus em Lençóis, as festividades de Natal e o carnaval de 2022. O prefeito também anunciou medidas para ampliar o número de vacinados na cidade, com ponto de vacinação à noite na Rua 15 de Novembro e imunização itinerante nos bairros a partir da próxima semana. Estimativa feita pela Vigilância Epidemiológica, dá conta que quase 19 mil lençoenses deixaram de receber a primeira, segunda e terceira dose da vacina contra a Covid-19. Essa projeção municipal foi feita base no número do Cartão Cidadão que estão ativos no município, que atualmente são quase 74 mil. O VaciVida, base de dados da vacinação do governo do Estado de São Paulo, contabiliza o índice de vacinados levando em consideração os números do IBGE, que apontam uma população de 68.990 pessoas.

Das quase 19 mil pessoas que não tomaram ou estão em atraso com a segunda ou terceira dose, 15.865 são adolescentes de 12 a 17 anos (945) ou adultos acima de 18 anos (9.266) que ainda não receberam a primeira dose. Outras 5.654 pessoas estão em atraso com a segunda dose. Ainda existem 3.000 lençoenses que já podem receber a dose de reforço, mas que ainda não procuraram uma unidade de saúde para se imunizar.

“Nós tivemos reunião com o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 nesta semana e não há recomendação para pânico. Nós registramos uma elevação nos casos ativos nos últimos dias e estamos com 9, mas ainda vivemos um momento de tranquilidade. Apesar da variante Ômicron que está se espalhando rapidamente, nós seguimos sem nenhuma internação”, destacou o prefeito.

Para incentivar a imunização, a Secretaria de Saúde vai montar um posto de vacinação na Rua XV de Novembro, que vai funcionar das 18h às 22h, de segunda a sexta-feira, com aplicação da primeira, segunda e terceira dose, a partir do dia 6 de dezembro. No dia 9 de dezembro, próxima quinta-feira, também começa a vacinação itinerante nos bairros da cidade. O cronograma será divulgado no site e redes sociais da Prefeitura. Por último, também será realizada uma força tarefa para vacinar colaboradores de grandes empresas que ainda não tomaram a primeira dose ou que estão com a vacina em atraso.

“Embora os índices pandêmicos estejam sob controle, queremos avançar na vacinação e para isso pedimos o apoio e o incentivo de todos. Neste final de ano, vamos nos reunir para confraternizar com nossos amigos, nossos familiares, e a melhor forma de se proteger e proteger quem você ama é tomar a vacina. A partir da próxima semana, haverá um posto de vacinação na rua XV de Novembro, funcionando das 18h às 22h. Então fica o meu pedido ao comerciante que libere o seu colaborar para se vacinar. Nós também queremos vacinar o lençoense que estará no Centro para fazer suas compras. Também na próxima semana uma equipe da saúde estará nos bairros para vacinar as pessoas que trabalham durante o dia e só dispõem do período noturno. Por último, nós pedimos o apoio das empresas com mais de 200 funcionários. A Prefeitura vai fazer o contato com essas empresas para promover o Dia D da vacinação. E vamos fazer isso com os mais de dois mil servidores públicos, orientando os que ainda não se vacinaram, para que se imunizem”, destacou.

Natal e Carnaval são alterados

O prefeito Anderson Prado também informou sobre mudanças na programação do Natal Luz e a suspensão do Carnaval presencial.

Na programação do Natal Luz, a chegada do Papai Noel foi alterada. O Bom Velhinho apenas desfilará de trio elétrico pelas ruas da cidade para evitar aglomerações. A visitação ao Papai Noel acontece diariamente na casinha, até o dia 23 de dezembro, mas as pessoas devem usar máscara e respeitar os protocolos de distanciamento e higiene. Shows que seriam realizados na Concha Acústica foram transferidos para o Teatro Municipal e Espaço Cultural, onde o número de espectadores será limitado (confira a programação abaixo). Já o Carnaval será realizado de forma virtual, com apresentações on-line dos artistas locais.

“Na programação de final de ano, nós apenas retiramos os eventos que seriam realizados em locais abertos e mudamos para locais onde a entrada pode ser controlada. As pessoas podem visitar o Papai Noel na casinha da Concha Acústica, mas respeitem as filas, mantenham o distanciamento, usem máscara e andem com álcool gel no bolso. Já a suspensão do Carnaval é um movimento regional. A festa vai acontecer online, como já fizemos com outros eventos, valorizando os artistas locais”.

PROGRAMAÇÃO DO NATAL LUZ

(Uso obrigatório de máscara, distanciamento e higienização constante das mãos)

– De 1 a 23/12: Papai e Mamãe Noel na Concha Acústica, das 19h30 às 22h

– 6/12 (segunda-feira) – Parada Natalina: saída a partir das 18h, na antiga Rodoviária, e dispersão na Concha Acústica

– 8/12 (quarta-feira), às 20h – Concerto de Natal com a Orquestra Municipal de Sopros, em Comemoração aos 50 anos da Apae Lençóis Paulista, no Teatro Adélia Lorenzetti

– 12/12 (domingo), às 16h e 20h – Teatro de Bonecos “O surpreendente mundo dos objetos” (Cia Truks), no Espaço Cultural Cidade do Livro

AGENDA DE SHOWS GRATUITOS

06/12 (segunda-feira), às 20h – Show Natal Encantado Disney (Teatro Municipal – retirada de ingressos antes do espetáculo no próprio Teatro) 18/12 (sábado) – Max Nascimento e Pedro Grava (Espaço Cultural Cidade do Livro)

19/12 (domingo) – Banda Namp e Débora Morroni (Espaço Cultural Cidade do Livro)

TRIO ELÉTRICO NATAL LUZ (GRUPO DE CÂMARA DA ORQUESTRA DE LENÇÓIS PAULISTA E WANDE GARCIA) – SAÍDA ÀS 18H

06/12 (segunda-feira) – Saída na antiga Rodoviária, percorrendo as ruas do centro, e dispersão na Praça da Concha Acústica

09/12 (quinta-feira) – Passagem pelos bairros Cachoeirinha, Monte Azul, Santana, Ibaté, Caju, Grajaú, Jardim Carolina, Santa Terezinha, Itapuã e Cecap

21/12 (terça-feira) – Passagem pelos bairros Vila Cruzeiro, Jardim América, Rondon, Núcleo, Nações, Nova Lençóis e Júlio Ferrari

22/12 (quarta-feira) – Passagem pelos bairros Vila Capoani, São João, Mamedina, Vila Repke, Contente e Jardim Primavera

 

Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista