Lençóis Pta – Central da Vacinação contra a Covid-19 começa a funcionar na segunda-feira, 10 de janeiro, no Espaço Cultural

Vacinação será no Espaço Cultural, ao lado da Concha Acústica

Entra em operação na próxima segunda-feira, 10 de janeiro, a Central de Vacinação contra a Covid-19, com aplicação da primeira, segunda e terceira dose. O atendimento será das 17h30 às 21h, de segunda a sexta, no Espaço Cultural “Cidade do Livro”. Não é preciso fazer agendamento para se vacinar, mas por questões de segurança técnica, haverá distribuição de até 450 senhas por dia. Não esqueça de levar documento com foto, Cartão Cidadão e a carteirinha de vacina (no caso da segunda e terceira dose).

“Diante da grande procura e do grande número de lençoenses que ainda não iniciaram a vacinação contra a Covid-19, ou que estão com o ciclo vacinal incompleto, nós vamos montar este posto para imunização no período da noite. Acreditamos que esta seja a melhor alternativa para otimizar o atendimento”, adiantou o prefeito Anderson Prado.

A procura pela vacina aumentou principalmente após as confraternizações de final de ano. Na quarta-feira, 5 de janeiro, o Ambulatório de Especialidades abriu para vacinação no período noturno e atendeu mais de 750 pessoas. A partir da semana que vem o agendamento da vacinação nos postos será feito somente em casos específicos, como para quem trabalha no período noturno ou por algum outro motivo não possa comparecer à Central da Vacinação.

“Nós obtivemos mais adesão à vacinação quando abrimos para o atendimento em livre demanda. A abertura da Central da Vacinação também é uma forma de reorganizar e valorizar o trabalho das equipes, possibilitando também que os profissionais possam se dedicar a outros atendimentos”, completou o secretário de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro.

A primeira dose está disponível para adultos acima dos 18 anos e adolescentes entre 12 e 17 anos.

No caso da segunda dose, quem tomou o imunizante da Coronavac/Butantan deve verificar a data da segunda dose na carteirinha. O intervalo da Astrazeneca/Fiocruz foi reduzido para oito semanas. Para saber se você está apto a receber a segunda dose, verifique se já passaram 56 dias da primeira dose. Quem recebeu a primeira dose da Pfizer e tem mais de 18 anos, deve verificar se já passaram 21 dias. Adolescentes entre 12 e 17 anos que receberam a Pfizer devem contar um intervalo de 56 dias.

Já a dose de reforço (terceira dose) teve o intervalo reduzido de cinco para quatro meses após a segunda dose. Para saber se está apto a receber, verifique a data na carteirinha da segunda dose.

CENTRAL DA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19

Aplicação da 1ª, 2ª e 3ª dose

De segunda a sexta-feira, das 17h30 às 21h

Local: Espaço Cultural “Cidade do Livro” (Rua Pedro Natálio Lorenzetti, 286, ao lado da Concha Acústica)

Distribuição de 450 senhas por dia

ORIENTAÇÕES:

3ª DOSE – Intervalo entre a 2ª e 3ª agora é de quatro meses. Imunossuprimidos podem tomar 28 dias após a segunda dose e pessoas que vão viajar para ao exterior, 2 meses.

2ª DOSE – PRAZO VIGENTE

Coronavac/Butantan – 28 dias

AstraZeneca – 56 dias

Pfizer – 21 dias (pessoas com 18 anos ou mais) ou 56 dias (pessoas entre 12 e 17 anos)

Janssen – 60 dias após a dose única

Documentos necessários: cartão cidadão, documento com foto e carteirinha de vacinação contra a Covid-19 (no caso da 2ª e 3ª dose).

Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista – SP