Lençóis Paulista terá 5ª etapa do Censo Covid no domingo

Exames serão aplicados em assintomáticos ou negativos em outros exames

Lençóis Paulista – A Secretaria de Saúde de Lençóis Paulista (43 quilômetros de Bauru) vai mobilizar suas equipes para a quinta etapa do Censo Covid neste domingo (13). Podem realizar o teste pessoas que não possuem sintomas da doença ou que, em exames anteriores, testaram negativo para o novo coronavírus. No dia da ação, as unidades de saúde funcionam das 8h às 17h. Os interessados devem apresentar Cartão Cidadão, CPF e documento de identidade no ato do atendimento.

Serão disponibilizados nesta etapa mil testes rápidos sorológicos, que indicam se a pessoa teve contato com a doença ou se está na fase aguda. Para cada unidade, serão 200 testes. Para evitar aglomerações, serão distribuídas senhas aos usuários a partir das 8h, em cada local de coleta. A Secretaria de Saúde lembra que os testes serão realizados enquanto houver senhas disponíveis.

As unidades de saúde que vão realizar o Censo Covid são a ESF “Doutor João Paccola Primo”, no Núcleo Luiz Zillo; a UBS “Doutor José Antônio Garrido”, no Jardim Ubirama; ESF “Doutor Luiz Fernando Lellis Andrade”, no Jardim do Caju; ESF “Antonio Benedetti”, no Jardim Monte Azul; e UBS “Doutor Antônio Leão Tocci”, na Cecap.

Após a realização do teste, o paciente será dispensado para voltar para casa. O resultado será informado via telefone. Caso o resultado seja positivo, o paciente será encaminhado para uma consulta médica e receberá orientações de isolamento e medicação preventiva.

“Com a testagem em massa, estamos monitorando e acompanhando a evolução dos casos em todas as regiões no município. Com esses dados, elaboramos um planejamento estratégico para o enfrentamento da doença”, diz o secretário de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro.

O prefeito Anderson Prado ressalta que, enquanto não for disponibilizada uma vacina eficaz contra a doença, a população deve continuar seguindo as orientações sanitárias da saúde. “A pandemia não acabou e o vírus segue infectando”, declara.

fonte: jcnet.com.br