Lençóis Paulista sedia reunião de articulação do Programa Município Verde Azul

O encontro com representantes dos municípios aconteceu no Espaço Cultural de Lençóis Paulista

Na quinta-feira, 14, aconteceu a reunião de Articulação Intermunicipal do Programa Município Verde Azul em Lençóis Paulista. A reunião foi conduzida pelo interlocutor de Lençóis Paulista, Helton Damacena de Souza, e contou com a presença do Prefeito Anderson Prado de Lima, que enalteceu a importância das ações realizadas no âmbito regional em prol do meio ambiente. O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Claudemir Rocha Mio, também recepcionou os participantes.

Com o resultado da reunião surgiram cinco propostas principais a serem desenvolvidas, que referentes aos seguintes temas: 1. Arborização Urbana para realização de curso de poda e manejo entre os municípios, a ser realizado no dia 28 de março de 2019 em Barra Bonita; 2. Salvaguarda da fauna silvestre para curso de criação de centros de reabilitação de fauna silvestre (resgate, soltura e encaminhamentos); 3. Expansão do Programa “Quando Acaba a Pilha”, que já é estabelecido em Lençóis Paulista e também é desenvolvido com sucesso em outros cinco municípios da região (Macatuba, Pederneiras, Borebi, Agudos e Iacanga); 4. Guia de compras sustentáveis, ação de articulação em 2018 para aplicação junto aos setores de licitação das prefeituras; 5. Articulação para realização de simpósio e oficinas de educação ambiental, que são realizadas anualmente, e inicialmente será em Araraquara, com o objetivo de disseminar a educação ambiental, espaços, centros, ações e programas da região.

Participaram do encontro os interlocutores dos municípios de Agudos, Araraquara, Barra Bonita, Boraceia, Borebi, Dois Córregos, Iacanga, Ibitinga, Itapuí, Lençóis Paulista, Macatuba, Piratininga, Reginópolis, Sabino, São Carlos e Torrinha. Outros municípios ainda manifestaram interesse, porém não puderam marcar presença nessa primeira ocasião, entre eles Pongaí, Taquaritinga, Mendonça, Ibirá, Pederneiras e Bariri.

A ação de articulação está prevista dentro dos critérios da diretiva Estrutura e Educação Ambiental do Programa Município Verde Azul. Para o ciclo 2019, a fase de qualificação da certificação se encerra em 15 de abril de 2019 e a certificação final está prevista para 1º de outubro de 2019, para a qual todos os municípios deverão desenvolver ações sobre as dez diretivas do PMVA.

Leia Mais

Leia outras notícias

ESPORTES POLÍCIA CULTURA
POLÍTICA NACIONAL INTERNACIONAL