Lençóis Paulista fica em 1º lugar em categoria de prêmio Parcerias Municipais

O município de Lençóis Paulista ficou em 1º lugar em uma das categorias do Prêmio Parcerias Municipais e entre os 30 melhores do Estado de São Paulo, na ação que é promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Regional e pelo Governo do Estado de São Paulo. Lençóis Paulista foi o melhor do estado entre os municípios de 50 a 100 mil habitantes na categoria “Parceria em Ação por Alavancar a Qualidade do Ensino Fundamental I”. O prefeito Anderson Prado esteve presente na premiação que aconteceu nesta terça-feira, na Sala São Paulo, e comemorou o resultado.

“Receber o prêmio de Parceria Municipais do Governo do Estado de São Paulo para mim é uma honra, porque mostra que Lençóis Paulista é uma cidade de vanguarda, uma cidade à frente do seu tempo. É uma cidade que sempre é protagonista na região e também protagonista no Estado de São Paulo. Esse prêmio só mostra que Lençóis tem uma Administração Pública séria, eficiente, haja vista que para conquistar o primeiro lugar em cada categoria do Parcerias Municipais, você tem que atender a requisitos técnicos em várias áreas e é isso que Lençóis Paulista faz através de seus servidores públicos. Então eu compartilho esse prêmio com todos os lençoenses, mas eu agradeço os servidores públicos, principalmente os servidores públicos da Educação, pois foram eles que conquistaram essa premiação para Lençóis Paulista”, declarou. Pela premiação, Lençóis Paulista vai receber R$ 400 mil do governo estadual.

Na ocasião, foram anunciados pelo governador João Doria os 30 municípios que mais se destacaram em políticas públicas em saúde, educação, segurança e desenvolvimento socioeconômico, e receberão R$ 14 milhões em prêmios por meio do programa Parcerias Municipais, criado em 2019 pela Secretaria de Desenvolvimento Regional. No total, 621 cidades paulistas integram a iniciativa, que visa a redução das desigualdades regionais.

Os 30 municípios foram premiados em três categorias: “Melhores Resultados”, “Parcerias em Ação” e “Top 3”. A primeira abrange três cidades que se destacaram no conjunto dos indicadores do programa, sendo uma com população inferior a 50 mil habitantes, outra entre 50 e 100 mil habitantes e uma com população superior a 100 mil habitantes.

Na categoria “Parcerias em Ação”, que foi a que Lençóis Paulista venceu, foram premiados municípios com a melhor execução dos planos de ação e engajamento com o programa, num total de 24 premiados. Serão três localidades para cada um dos oito desafios do programa, divididos pela densidade populacional.

“Estamos muito satisfeitos com os resultados do Parcerias Municipais, cujos propósitos têm sido plenamente alcançados: investir no desenvolvimento regional para aumentar a competitividade dos municípios paulistas, melhorar a qualidade de vida da população e reduzir as desigualdades regionais”, ressaltou o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

O Programa

O Parcerias Municipais foi lançado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo (SDR) em junho de 2019 com o objetivo de unir esforços com os municípios para reduzir as desigualdades regionais em três áreas prioritárias. A iniciativa está em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 e tem respaldo no Plano Plurianual do Governo do Estado para o quadriênio 2020-2023.

O objetivo do Programa Parcerias Municipais é apoiar e promover a cooperação entre municípios, organizações do terceiro setor e iniciativa privada para a mitigação dos principais problemas identificados. Para isso, a SDR disponibiliza uma equipe técnica que orienta e contribui para que as ações estabelecidas sejam efetivadas, fazendo com que as políticas públicas e os recursos financeiros e não financeiros cheguem de acordo com a necessidade de cada município e não de maneira massificada e indiscriminada.

DESAFIOS LOCAIS

Para Alavancar a Qualidade da Educação Fundamental, a Prefeitura de Lençóis Paulista, por meio da Secretaria de Educação, apresentou 5 ações que foram avaliadas e premiadas pelo Governo Estadual: melhorar a qualidade da alfabetização e da proficiência em matemática; implementar estratégias de tecnologia educacional e serviço de aprendizagem; executar ações de retomada segura e gradual ao ensino presencial; capacitar a equipe de educação na leitura, interpretação e uso pedagógico das avaliações oficiais; focalizar o suporte pedagógico nas escolas com desempenho abaixo do esperado.

“A premiação nessa categoria é muito importante, pois reconhece o trabalho de nossos servidores da educação, que é um trabalho atento e constante, mas que, muitas vezes, não é visto ou percebido pela comunidade, afinal são ações realizadas dentro das escolas ou aqui na Secretaria e que têm como foco resolver problemas pontuais que são identificados pela equipe pedagógica, sempre com o objetivo final, que é melhorar a qualidade do ensino de nossos mais de 8 mil alunos da rede municipal, e o prêmio vem apontar que estamos trabalhando no caminho certo”, declarou o Secretário de Educação, Railson Rodrigues.

Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista