Lençóis Paulista é contemplada com projetos patrocinados pelo Programa de Ação Cultural

Lençóis Paulista é um dos municípios contemplados com o recebimento de recursos para a execução de projetos patrocinados pelo PROAC (Programa de Ação Cultural), na área de gestão e preservação em arquivos permanentes do Estado de São Paulo. O programa busca o incentivo à cultura do Estado de São Paulo e foi criado em 2006 através da Lei nº 12.268/2006. Inicialmente conhecido pela sigla PAC, no ano seguinte passou a ser denominado de ProAC para não haver confusão com o Programa de Aceleração do Crescimento.

Os recursos liberados somam R$ 50 mil e contemplam a compra de materiais e equipamentos para a melhoria do Laboratório de Conservação e Reparos de Livros e Documentos do Centro de Documentação Histórica. Entre os equipamentos adquiridos estão um Scanner Planetário e materiais utilizados nos reparos dos documentos; para a confecção de embalagens especiais e encadernação para os mesmos, como guilhotina manual, papéis especiais, fita adesiva acid free, entre outros.

Gestão

O projeto foi apresentado pela ex-servidora municipal Regina Cecília Sasso, que atua em bibliotecas há 40 anos. Atualmente Regina atua na biblioteca do Colégio Francisco Garrido e da Faculdade Orígenes Lessa. Regina será responsável pela gestão do projeto e a bibliotecária do Espaço Cultural Cidade do Livro, Silviane Aparecida Sanches Sanches Rodrigues, a responsável técnica pela execução dos trabalhos.

A iniciativa busca melhorar e ampliar a ação de conservação, preservação e digitalização dos documentos constituintes do acervo do Centro de Documentação formado pelo: Arquivo Histórico (composto de atas da cidade do século XIX: relatórios, documentos contábeis, documentos de cartório, correspondências de escritores renomados, plantas arquitetônicas, fotografias e quadros) e Setor de Obras Raras (possui mais de 1.000 obras raras abrangendo desde o século XVI ao início do século XX).

Como contrapartida estão previstas sete oficinas gratuitas em cidades da região, sobre medidas preventivas para a guarda segura de livros, documentos e ações de pequenos reparos e confecção de embalagens. Além das oficinas, está prevista a produção de uma cartilha com dicas, medidas de conservação e normas de como manusear e guardar livros e documentos.

Referência

O maestro e secretário de Cultura, Marcelo Maganha, participou de encontro com jornalistas para a apresentação do projeto e destacou sua importância: “A Silviane me procurou informando sobre a abertura de editais do PROAC nesta área, informando que precisávamos encontrar uma pessoa para apresentar este projeto. Quero destacar sua iniciativa, o trabalho da equipe do Espaço Cultural e parabenizar a Regina, que vai gerir o projeto aprovado. Lençóis é referência nesta área, pois esses materiais e equipamentos serão usados para aperfeiçoar e ampliar o trabalho desenvolvido neste segmento. Temos, por exemplo, todas as edições do Jornal O Eco, obras raras e outros materiais já digitalizados. É um acervo riquíssimo que preserva nossa história e que pode ser consultado por meio de nossa Biblioteca Digital”, destacou.

Leia Mais

Leia outras notícias

ESPORTES POLÍCIA CULTURA
POLÍTICA NACIONAL INTERNACIONAL