Lençóis Paulista – Ação pela mata ciliar realiza plantio no Córrego Farturinha

Ação educativa envolveu poder público e iniciativa privada

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e a empresa Agro Cana Caiana (ACC) realizaram a ação educativa “Fragilidades e Potencialidades do uso do solo”, conforme diretiva uso do Programa Município Verde Azul. A iniciativa integra o calendário do Mês da Mata Ciliar, celebrado em setembro. A ação envolveu alunos da escola Philomena Briquesi Boso, em Alfredo Guedes. Foram dois dias de atividades, incluindo o plantio de mudas na mata ciliar do Córrego Farturinha por colaboradores da empresa. A ação aconteceu entre os dias 28 e 29 de setembro.

Em Lençóis Paulista predomina o latossolo-vermelho, de acordo com o mapa pedológico do Estado de São Paulo. Como fragilidade, foi destacada a questão das queimadas que prejudicam a vegetação e consequentemente a terra e seus nutrientes. Um dos exemplos de potencialidade do uso do solo apresentado foi a aplicação da palha da cana de açúcar, no solo que favorece a umidade, gera nutrientes, favorece o uso de menos herbicidas para controle de ervas daninhas e controle de processos erosivos.

A mata ciliar é composta de florestas ou outros tipos de cobertura vegetal nativa, que ficam às margens de rios, igarapés, lagos, olhos d´água e represas. O nome “mata ciliar” vem do fato de serem tão importantes para a proteção de rios e lagos como são os cílios para nossos olhos.

Lençóis Paulista conta com a Lei nº 3976/2009 e Decreto nº 251/2010 que fixa o calendário de datas comemorativas ambientais e dentre as datas estabelecidas, se inclui o mês de setembro como mês da mata ciliar.

Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista