Intimidade com as emoções favorece melhores decisões – Karina Marcuci

Ao se familiarizar com seus próprios sentimentos, as pessoas adquirem mais clareza para reagir melhor a eles

Psicóloga Karina Marcuci

Seja na vida particular, financeira ou profissional, qualquer atitude tomada por impulso pode trazer consequências desastrosas, que prejudicarão as perspectivas traçadas até no longo prazo. Por isso, controlar a emoção diante de qualquer situação adversa, de estresse e pressão, é a tarefa número um para garantir decisões mais plenas e conscientes. No ambiente corporativo, essa sobriedade pode significar ganho de performance e crescimento.

Aprender a se conhecer melhor para alcançar um nível seguro de consciência antes de qualquer passo importante exige dedicação e investimento de tempo. Trata-se de um processo de evolução pessoal. E quanto mais se pratica, mais intensos são os benefícios.

“Hoje em dia, lidamos com mais crises que geram estresse. Precisamos manter a calma para pensar melhor no que fazer. E autoconhecimento ajuda nisso. É preciso estar atento aos seus próprios sentimentos e administrá-los melhor. A vida nos surpreende com momentos de raiva, preocupação, angústia, ansiedade. O importante é tratar esses estados para reagir bem a eles”, ressalta a psicóloga Karina Marcuci, head trainner, especialista em neurociências e comportamento humano.

Para fazer boas escolhas no dia a dia, a regulação das emoções e habilidades sociais são fundamentais. No terreno corporativo, as empresas têm o desafio de lidar com esse contexto internamente. “Em um mundo acelerado e competitivo, as corporações enfrentam constantemente o desafio de equilibrar a produtividade crescente com a saúde emocional de seus colaboradores. É preciso estimular e investir em autoconhecimento dessa força operacional”, acrescenta Karina.

Amizade

É importante enfrentar e lidar com o sentimento, sendo ele bom ou ruim, ao invés de suprimi-lo. “Fazer amizade com as emoções, especialmente com os sentimentos ruins, aqueles que você não gostaria de sentir, é uma atitude irremediável para quem busca o desenvolvimento emocional e a consciência plena nas atitudes. Quando você se familiariza com seus sentimentos fica mais fácil de reagir a eles. Esse comportamento traz calma e clareza, e certamente melhores decisões”, sentencia a psicóloga.