Inteligência emocional: entenda a importância na preparação para o mercado de trabalho

Tema muito discutido no mundo corporativo atualmente, a inteligência emocional é a chave para conseguir se destacar no mercado de trabalho, saiba mais!

A inteligência emocional consiste em compreender e gerenciar as emoções próprias e dos outros, sendo uma habilidade fundamental para o sucesso na carreira profissional. Por esta razão, ela tem sido assunto recorrente entre os especialistas em gestão de pessoas.

Essa habilidade ajuda as pessoas a se comunicarem de maneira mais eficaz, a resolver conflitos de modo mais produtivo e a serem mais resilientes ao stress e à pressão cotidiana.

Nos últimos anos, as empresas começaram a valorizar pessoas com inteligência emocional por identificarem que com elas as equipes se tornam mais colaborativas, com melhor desempenho e mais satisfeitas, refletindo na performance da empresa. 

No Brasil, algumas empresas como a Natura e o Banco Bradesco já investem no aperfeiçoamento de habilidades emocionais  de seus colaboradores por meio de treinamentos e programas de desenvolvimento de liderança baseados na inteligência emocional.

Por este motivo, conhecer mais sobre essa habilidade e como ela pode ajudar a pavimentar uma vida profissional de sucesso é requisito obrigatório para quem está no mercado de trabalho.

Afinal, o que é a inteligência emocional?

Inteligência emocional é a capacidade de compreender e controlar as nossas emoções, utilizando-as de forma positiva para melhorar a nossa vida e nossas relações. É uma habilidade fundamental para o bem-estar e o sucesso pessoal e profissional.

O livro Inteligência Emocional, escrito por Daniel Goleman, é uma referência na área. Nele, o autor apresenta as bases teóricas da inteligência emocional e como ela pode ser aplicada na vida cotidiana. 

O livro destaca a importância dessa habilidade para o desenvolvimento de outras, como autoconsciência, autocontrole, empatia, resolução de conflitos e motivação.

O autor ainda argumenta que a inteligência emocional é tão importante quanto a inteligência cognitiva e que as pessoas com habilidades emocionais fortes são mais bem sucedidas e felizes.

Como a inteligência emocional pode melhorar o ambiente de trabalho?

Essa habilidade emocional é uma ferramenta valiosa no ambiente de trabalho, pois ajuda a melhorar as relações interpessoais, contribui para o aumento da produtividade e na diminuição dos conflitos. 

Aqui estão algumas maneiras pelas quais a inteligência emocional pode melhorar o ambiente de trabalho:

  • Melhora as relações interpessoais – Pessoas com inteligência emocional forte são mais habilidosas em compreender e lidar com as emoções dos outros, o que pode levar a relações interpessoais mais positivas e construtivas.

  • Reduz o estresse – A capacidade de controlar as próprias emoções e lidar com situações estressantes de maneira eficaz pode ajudar a reduzir o estresse no ambiente de trabalho.

  • Aumenta a produtividade – Quando as pessoas se sentem valorizadas e respeitadas, são mais propensas a serem motivadas e produtivas. A inteligência emocional pode ajudar a criar um ambiente de trabalho positivo e saudável.

  • Resolve conflitos – Pessoas com inteligência emocional forte são melhor equipadas para lidar com conflitos de maneira construtiva e resolvê-los de maneira eficaz, sem prejudicar as relações interpessoais.

  • Aumenta a liderança – A capacidade de compreender e lidar com as emoções dos outros é uma habilidade importante para os líderes. Com inteligência emocional, eles podem criar relações positivas com seus funcionários e motivá-los a alcançar seus objetivos.

Como saber se tenho inteligência emocional?

O procedimento para avaliar se você tem uma boa inteligência emocional é bastante simples, basta refletir sobre algumas questões. Veja alguns pontos que podem ajudar nesta tarefa:

  • Autoconsciência – É capaz de identificar suas emoções e entender como elas afetam seus pensamentos e comportamentos?

  • Autocontrole – Consegue controlar suas emoções e comportamentos de maneira eficaz, mesmo em situações estressantes?

  •  

  • Empatia – Consegue compreender e se colocar no lugar dos outros, tendo uma visão mais ampla das situações?

  • Resolução de conflitos – Sabe lidar com conflitos de maneira construtiva, buscando soluções que sejam boas para todas as partes envolvidas?

  • Motivação – Você é capaz de motivar a si mesmo e aos outros, utilizando suas emoções de maneira positiva para atingir objetivos?

Se a sua resposta foi “sim” à maioria dessas perguntas, isso sugere que possui uma boa inteligência emocional. No entanto, a inteligência emocional pode ser desenvolvida ao longo do tempo e todos podem trabalhar para melhorá-la.

Como desenvolver a inteligência emocional?

O aprendizado e aprimoramento da inteligência emocional é um processo que pode ser feito por qualquer pessoa. Para isso, é necessária uma posição proativa e de reflexão contínua sobre determinados pontos e acontecimentos diários.

O autoconhecimento é um elemento fundamental. Dedique tempo para compreender suas emoções e como elas afetam seus pensamentos e comportamentos. Manter um diário para escrever as emoções vividas e praticar meditação pode ajudar.

Da mesma forma, treinar a capacidade de controlar suas emoções e comportamentos de maneira eficaz, especialmente em situações estressantes, ajuda a ter maior equilíbrio e autocontrole.

A empatia é uma peça chave para melhorar o relacionamento interpessoal e a escuta ativa é um ótimo modo para praticá-la. Para isso, procure colocar-se no lugar dos outros, tentando compreender suas perspectivas e necessidades.

A partir do momento que se considera as perspectivas e necessidades alheias, a capacidade de resolver conflitos melhora significativamente. Principalmente quando aliada ao aprendizado de técnicas para lidar com situações desafiadoras de maneira construtiva.

Durante o período de formação para o início da vida profissional, uma boa instituição de ensino também pode possibilitar o desenvolvimento da inteligência emocional com diversas atividades integradoras durante o curso de graduação.