Homens acima dos 50? Preste atenção nestes pontos

Para ter uma velhice saudável, é importante que você comece agora mesmo a adotar alguns hábitos

Cuidar da saúde é importante em qualquer etapa da vida. No entanto, conforme vamos envelhecendo, é natural que o organismo comece a ficar mais lento. Isso acontece porque as células perdem a capacidade de se renovar.

É por isso que, a partir dos 50 anos, o estilo de vida do homem deve ser levado em consideração. É importante deixar o preconceito e o tabu de lado e reconhecer que hábitos saudáveis independem de gênero.

Afinal, ir ao médico, fazer exames de rotina, praticar exercício e alimentar-se corretamente também são coisas de homem. Para envelhecer com saúde e ficar longe de problemas que possam te atrapalhar, leia com atenção as informações a seguir.

O que acontece com o corpo do homem a partir dos 50 anos?

A diminuição gradual do nível de hormônios sexuais no organismo começa a acontecer a partir dos 40 anos. Essa fase é conhecida como climatério masculino ou andropausa. Ela é caracterizada por uma série de alterações no corpo.

Uma delas diz respeito à redução do número de espermatozoides, já que a funcionalidade dos testículos muda entre os 40 e 55 anos. Outro sinal típico do climatério é o acúmulo de gordura corporal.

A força e a energia tendem a diminuir e a atividade sexual não é mais a mesma em comparação com quando se era jovem. Além disso, os riscos de doenças cardiovasculares e de alguns tipos de câncer, como o de próstata, aumentam.

Todas essas mudanças podem ser encaradas com toda tranquilidade se você considerar os cuidados com a saúde que mencionaremos a seguir.

Alimente-se corretamente

Uma alimentação rica em alimentos in natura, como frutas e vegetais é fundamental em qualquer fase da vida e ainda mais necessária a partir dos 50 anos. Um nutricionista será capaz de indicar a quantidade ideal de nutrientes de acordo com seu perfil.

Alimentos ricos em vitaminas B12 e D, potássio, cálcio e magnésio, por exemplo, costumam fazer parte de uma dieta equilibrada. É importante evitar carne vermelha e comidas processadas.

Pratique atividade física

A prática regular de são grandes aliadas na prevenção de doenças cardiovasculares. Além disso, ela ajuda a manter a saúde dos ossos e músculos, a prevenir a depressão e a evitar diabetes.

Crie uma rotina de treinos de resistência, alongamento e cardio. A combinação desses elementos vai te ajudar a manter o equilíbrio e do seu corpo e da sua mente. Consulte-se com seu médico antes de iniciar qualquer tipo de atividade física.

Mantenha sua mente ativa

A boa alimentação e a prática de exercícios, além de manter o corpo saudável, são excelentes para o bem-estar da mente. No entanto, é importante ir além e investir em outros hábitos, como o acompanhamento com um psicoterapeuta.

Ouça músicas que você gosta e inclua em sua playlist canções em outras línguas. Isso ajuda a aliviar o estresse e estimula o bom funcionamento da memória. Ler livros, jogar xadrez e aprender novas habilidades também são importantes para a saúde mental.

Realize consultas e exames de rotina

O monitoramento de doenças, como diabetes, câncer de próstata, aneurisma, depressão, osteoporose, hipertensão, problemas renais e demência deve ser realizado de acordo com a orientação do seu médico.

Por isso, depois dos 50 anos, não deixe de consultar-se com um especialista de sua confiança e realizar os exames prescritos. O diagnóstico precoce é fator decisivo para o sucesso do tratamento de uma série de doenças.  É importante também um seguro de vida, para dar mais tranquilidade a você e sua família.

Deixe o preconceito de lado e cuide da saúde de sua próstata. O câncer nessa região costuma ser silencioso e, quando os primeiros sintomas são identificados, ele pode estar em estágio avançado.

O médico urologista é o profissional habilitado para cuidar da sua próstata. Ele saberá fazer a avaliação clínica corretamente e analisar exames, como o PSA e o exame de toque são fundamentais na detecção precoce de câncer.

É importante que você saiba que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), anualmente, mais de 1,2 milhão de homens são diagnosticados com câncer de próstata. Esses dados refletem o problema cultural em torno da saúde masculina.

A autoconscientização é o primeiro passo que pode ser dado para reverter esse quadro. Valorize sua saúde, escolha viver uma velhice plena e tranquila. Compartilhe essas informações com outros homens.

Maria Gabriela Ortiz

HedgehogDigital.co.uk/br/

Bedford: 01234 219119

Cornwall: 01736 754747

Brazil: +55 15 99837-3236