Grecco inicia cadastro de estudantes, idosos e PNEs para emissão de cartão do transporte

Concessionária do transporte coletivo vai iniciar cadastro de estudantes, idosos e PNE para emissão de cartão – Wagner Gonçalves/Prefeitura Lençóis

A empresa Grecco Transportadora e Turismo ME, que operava de forma emergencial e que na próxima terça-feira, 12, assume definitivamente o serviço após vencer o processo de licitação realizada no ano passado, inicia o cadastramento de estudantes, idosos e portadores de necessidades especiais (PNE) para emissão do novo cartão que será usado no sistema implantado pela empresa. Para evitar filas, a Grecco definiu as seguintes datas para o cadastro de cada público: estudantes a partir de 12/02 e idosos e PNEs a partir do dia 04/03. Por um prazo de 60 dias, ou seja, até o dia 12 de abril, a empresa informou que vai aceitar os passes de papel e também as carteirinhas emitidas pelo CAC (Centro de Atendimento ao Cidadão), que a partir dessa data também não vai mais emitir esse documento.

“A Grecco adequou todos os ônibus para trabalhar com a bilhetagem eletrônica. Não será mais utilizado o passe de papel e a carteirinha emitida pela Prefeitura. Com o novo sistema será necessário que os estudantes, idosos e pessoas com necessidades especiais façam o seu cadastro conforme o cronograma definido pela empresa”, declarou o secretário de Planejamento, Júlio Antônio Gonçalves.

Para fazer o cadastro, os usuários devem se dirigir ao guichê da Grecco, que fica no Terminal Rodoviário do Centro de Lençóis Paulista, das 8h às 11h30 e das 13h00 às 17h30. Com o cartão, idosos com mais de 60 anos e pessoas com necessidades especiais utilizam o circular de graça, e os estudantes pagam metade do valor do bilhete que permanece em R$ 3,25. Os documentos necessários para cada grupo estão no fim desse texto.

A Grecco Transportadora e Turismo ME estava operando em caráter emergencial desde que o serviço foi paralisado pela antiga concessionária, no dia 6 de fevereiro de 2018. Ainda em 2018, foi realizado um processo licitatório do transporte público que foi vencido pela Grecco. De acordo com o edital, a empresa vencedora teria 6 meses para fazer as adequações necessárias para iniciar o serviço.

No edital de licitação, a Prefeitura fez novas exigências que não constavam do edital anterior, com o objetivo de manter a qualidade e segurança do transporte público coletivo municipal. Uma das medidas previstas no edital foi a criação de uma comissão que vai fiscalizar permanentemente a execução do serviço da cidade, desde qualidade dos ônibus a acessibilidade, horários e itinerários das linhas.

Além disso, o edital prevê que a empresa deverá disponibilizar 14 veículos, sendo 12 operacionais e dois de reserva. A idade média da frota também não pode passar de 10 anos, com objetivo de garantir segurança e conforto para os passageiros. A bilhetagem eletrônica também foi uma exigência da Prefeitura Municipal, com objetivo de garantir mais transparência na execução do serviço.

O novo contrato prevê também o pagamento de um subsídio mensal de R$ 40 mil à empresa concessionário. O procedimento já é utilizado na maior parte das cidades e servirá para custear a utilização gratuita do serviço por idosos com mais de 60 anos e PNEs, e também o desconto de 50% dados aos estudantes.

A Prefeitura Municipal informa que eventuais reclamações ou sugestões de melhorias do transporte público coletivo devem ser enviadas para a Ouvidoria Municipal, que elas serão encaminhadas para análise da Comissão Municipal do Transporte Coletivo, que vai verificar a demanda. Para acessar a ouvidoria basta entrar no site da Prefeitura (www.lencoispaulista.sp.gov.br) e clicar no link Ouvidoria.

Documentos necessários para o cadastro:

Estudantes

Cópia CPF e RG, declaração escolar, Cartão CIDADÃO, comprovante de endereço (somente será aceito do SAAE)

Idoso

Ser maior de 60 anos, Cópia CPF e RG, Cartão CIDADÃO, comprovante de endereço (somente será aceito do SAAE)

PNE

Cartão Transporte Cidadão-PNE (O Cartão é solicitado e feito na Central de

Regulação no endereço: Avenida Brasil, 802), Cópia CPF e RG, Cartão CIDADÃO,

comprovante de endereço (somente será aceito do SAAE)

– A emissão da primeira via do cartão será gratuita

– Em caso de dúvidas sobre a emissão do cartão, o usuário pode ligar diretamente na Grecco no telefone (14) 3436-1700

Leia Mais

Leia outras notícias

ESPORTES POLÍCIA CULTURA
POLÍTICA NACIONAL INTERNACIONAL