Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes em Botucatu reúne mais de 50 Prefeituras

Evento no Parque Tecnológico trata de soluções para cidades e reconhece prefeitos inovadores da região 

Investir em tecnologia e inovação é uma das principais pautas nas cidades atualmente para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Na região de Botucatu, prefeitos, gestores e servidores de mais de 50 Prefeituras participaram nesta quinta-feira (02), no Parque Tecnológico de Botucatu, do Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes para dialogar sobre soluções que garantam maior eficiência dos serviços públicos.

O evento, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com o Parque Tecnológico de Botucatu, com apoio da Prefeitura Municipal de Botucatu, Sebrae e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), abriu o calendário de eventos da RCD em 2023. “O propósito da Rede Cidade Digital é promover esses ambientes de interação e discutir sobre o que deve ser feito pelo gestor público para entregar um serviço de qualidade ao cidadão. E esperamos que essas ações apresentadas aqui possam contribuir com as cidades”, comentou o diretor da RCD, José Marinho.

O prefeito de Botucatu, Mário Pardini, ressaltou a importância de uma cidade digital e conectada na automação dos processos. “Dar um melhor resultado e reverter tudo isso em serviço público, em aumento de eficiência e Botucatu está no caminho correto”. Entre os projetos de destaque de Botucatu, que figura no ranking das mais seguras do Estado, está a implantação da Muralha Digital.

Segundo o secretário de Segurança de Botucatu, Marcelo Emilio de Oliveira, o município já conta com recursos para ampliação do sistema de monitoramento. “O próximo passo são as câmeras de reconhecimento facial em postos de saúde, terminais rodoviários e vias comerciais”, disse Oliveira, ressaltando ainda a necessidade de criação de um cinturão digital para integração dos municípios da região.

Para o gerente Regional do Sebrae, Eduardo Nascimento, o investimento em cidade inteligente nas Prefeituras também estimula o desenvolvimento do comércio local “Traz inspiração para o pequeno e médio empresário”.

O diretor executivo do Parque Tecnológico de Botucatu, Daniel da Cruz Lopes, também enalteceu a importância do evento visando facilitar a modernização dos municípios da região e as atividades do Parque voltadas para a geração de novos negócios. “Chegamos a mais 90% de ocupação do Parque, além das incubadoras que administramos. É um valor histórico”, frisou.

Cidade Inteligente – São José dos Campos, a primeira cidade inteligente brasileira certificada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), foi um dos destaques do Fórum nesta quinta. As ações e inovações tecnológicas passam por todas as áreas da cidade, conforme conta o secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico de São José dos Campos, Alberto Marques. “Não dá pra se pensar em uma cidade inteligente se a gente não tiver uma mentalidade empreendedora em todas as áreas, começando pela educação. Um sistema educacional que presta atenção no mundo de hoje faz muita diferença para termos uma cidade inteligente”, comenta.

Outro aspecto importante para as cidades que buscam o desenvolvimento socioeconômico com conectividade e digitalização de processos, está o olhar para a inovação. Jaú é um dos municípios que trilham o caminho da inovação na geração de emprego e renda.

O município de 150 mil habitantes criou o primeiro coworking público da região e ficou em 7° lugar na disputa do prêmio “Cidades Empreendedoras”, realizado pela Subsecretaria de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato – Sempe, em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), com o projeto AGE Jahu – Agenda de Retomada Econômica. “Isso gerou ações de curto, médio e longo prazo. O nosso principal desafio era sair da inércia e pra nós foi de grande valia”, avaliou o secretário sobre a busca por processos inovadores.

As ações voltadas para a transformação digital de Bauru, Lençóis Paulista, Lins e Macatuba também foram apresentadas durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes.

Prefeitos Inovadores – No evento, 11 Prefeitos Inovadores foram homenageados pela implantação de projetos tecnológicos nas cidades (confira a relação abaixo). O prefeito de Macatuba, Anderson Ferreira, foi um dos gestores selecionados pelo projeto que incentiva a criação de zonas de Sandbox Regulatório, que permite o experimento de soluções inovadoras por empresas e startups.

Durante a sua apresentação, o prefeito Anderson Ferreira citou o investimento em infraestrutura tecnológica para facilitar o trabalho dos servidores como o protocolo digital e o uso de tablets para fiscalização de posturas, por exemplo. “A gente ganha em qualidade e confiabilidade com os dados para tomada de decisão”. A instalação de iluminação LED, câmeras de monitoramento e usina fotovoltaica são outros projetos em andamento na cidade, segundo o prefeito.

As Prefeituras presentes no evento também tiveram acesso a diversas soluções tecnológicas disponíveis pelas empresas 1Doc, Softplan, Placarsoft, Aprova Digital, Altbit, ENW, Gove, Sonner e SMAR APD. O Primar Plaza Botucatu foi o hotel oficial do Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região de Botucatu.

Prefeitos Inovadores 2023 – Região de Botucatu

Mário Pardini

Prefeito de Botucatu

Projeto – Implantação da “Muralha Digital”

Ivan Cassaro

Prefeito de Jahu

Projeto – Criação do Projeto “Age Jahu”

Suéllen Rosim

Prefeita de Bauru

Projeto – Digitalização de Processos

João Bosco Borges

Prefeito de Itatinga

Projeto – Criação do Itatinga Digital

Ricardo Salaro Neto

Prefeito de São Manuel

Projeto – Adoção de Software para eficiência de arrecadação tributária

João Pandolfi

Prefeito de Lins (SP)

Projeto – Instalação de Câmeras de Videomonitoramento

Anderson Prado de Lima

Prefeito de Lençóis Paulista

Projeto – Digitalização de Processos para Aprovação de Projetos

Rodolfo Hessel Fanganiello

Prefeito de Paranapanema

Projeto – Instalação de Iluminação LED

Claudécio José Ebúrneo

Prefeito de Bofete

Projeto – Utilização de Software para otimização de Processos Administrativos

Anderson Ferreira

Prefeito de Macatuba

Projeto – Criação de Zonas de Sandbox Regulatório

Ivana M. Bertolini Camarinha

Prefeito de Pederneiras

Projeto – Disponibilização do projeto escola de Robótica

Texto Sharlene SartiFonte: Rede Cidade Digital

Foto: Teófilo Otoni