Exposição no Memorial Alfredo Guedes apresenta trajetória da família Maluf no bairro

Uma cerimônia marcou nessa segunda-feira, 17, a abertura da Exposição Família Maluf no Memorial Alfredo Guedes. A exposição contou com a presença do prefeito Anderson Prado, da vice-prefeita e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cíntia Duarte, do presidente da OAB Lençóis Paulista, José Moraes Salles Neto, da equipe da Escola Philomena Briquesi Boso, do vereador Luiz Gonzaga de Oliveira e dos descendentes de Miguel Maluf e seu filho, Salim, mortos em 1939, por conta de uma discussão acerca do plantio de uma árvore localizada no limite entre a ferrovia e a propriedade da família.

Os secretários Marcelo Maganha (Cultura), Gumercindo Ticianelli Júnior (Vila de Alfredo Guedes e Áreas Rurais), André Sasso (Desenvolvimento Econômico), Matheus Guilhem Giacometti (Tecnologia), Waldomiro Ponsoni Filho (Recursos Humanos), Rodrigo Favaro (Negócios Jurídicos), Ricardo Barbeiro (Saúde), Adriano Paccola (Finanças), Ney Góes (Assistência Social) e o diretor do SAAE Evandro Dalbem também prestigiaram o evento.

O prefeito Anderson Prado destacou a importância da presença dos descendentes de Miguel Maluf. “Mesmo residindo em outro país, estão aqui para conhecer um pouco da história e da trajetória da Família Maluf no bairro e no município, apesar da tragédia que ocorreu na década de 1930”, declarou. Já o maestro e secretário de Cultura, Marcelo Maganha, destacou a alegria de receber os integrantes da família Maluf no Memorial Alfredo Guedes, para a abertura da exposição.

O Grupo de Câmara da Banda Experimental Jovem da Casa da Cultura abriu a cerimônia, que contou com a participação do violinista e bisneto de Salim Maluf, Ryan Malouf Samaha Meehan, que integra o The Calidore String Quartet.

O jurista e advogado, Miguel Alfredo Maluf Neto, neto de Salim Maluf e responsável pela atualização da obra jurídica de Sahid Maluf, entregou ao prefeito Prado, ao secretário de Cultura Marcelo Maganha e o presidente da OAB, José Moraes Salles Neto, um exemplar do Livro Teoria Geral do Estado. Após o descerramento da placa alusiva abrindo ao evento organizado pela Secretaria de Cultura em parceria com a Secretaria da Vila de Alfredo Guedes e Áreas Rurais, os familiares e acompanharam o plantio de uma muda realizada no acesso principal do bairro.

Crime que marcou a história do bairro

A derrubada de uma árvore no limite da propriedade do comerciante Miguel Maluf e a Estrada de Ferro Sorocabana teria sido o motivo do crime que marcou a história do bairro. Emilio Doraciotto feitor à época, da Estrada de Ferro havia recebido uma ordem para a derrubada da árvore e instalação de uma cerca no limite entre a propriedade de Miguel Maluf e da Estrada de Ferro.

Miguel Maluf alegou, no entanto, que a árvore estava em sua propriedade. O filho de Miguel, Salim tentou intervir quando a discussão ficou acalorada. O feitor atingiu o filho e o comerciante com golpes de cavadeira. Salim morreu no local e o pai foi internado em um hospital de Agudos, mas não resistiu aos ferimentos e veio a falecer dias depois.

Leia Mais

Leia outras notícias

ESPORTES POLÍCIA CULTURA
POLÍTICA NACIONAL INTERNACIONAL