Especialista Hapvida alerta: 1 em cada dez adultos tem diabetes

Aumento de casos preocupa e tem relação com hábitos cada vez menos saudáveis  

Um em cada dez adultos no mundo convive com o diabetes, doença crônica e silenciosa que vem crescendo ano a ano. Na próxima segunda-feira, dia 14 de novembro, é celebrado o Dia Mundial do Diabetes, com campanhas globais para alertar sobre os impactos causados pela doença, promover o diagnóstico precoce, a prevenção e a necessidade de ampliar o acesso ao tratamento. 

Dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF) preocupam especialistas em saúde. Segundo o último levantamento divulgado pela entidade, a doença atinge 10,5% da população mundial entre 20 e 79 anos. No Brasil, o sexto país com o maior número de diabéticos no mundo em 2021, 15,7 milhões de pessoas têm a doença e a projeção é que esse número chegue a 23,2 milhões em 2045. 

O diabetes é causado por uma deficiência na produção de insulina pelo pâncreas ou quando o corpo não consegue usar adequadamente a insulina que produz, levando ao aumento dos níveis de açúcar no sangue. 

O coordenador médico do Sistema Hapvida, Ricardo Walraven enfatiza que a doença está diretamente ligada ao histórico e ao estilo de vida do paciente. “Com a globalização, as pessoas têm cada vez mais rotinas altamente corridas. Assim, tendem a fazer refeições em fast foods, cujos alimentos são ricos em gorduras e carboidratos, trazendo inúmeros malefícios ao organismo”, explica. 

Walraven ressalta que rotinas sedentárias contribuem para que o corpo metabolize de forma incorreta o açúcar. “O problema é que, em médio e longo prazos, essa metabolização incorreta atrai outros problemas causados pela fragilização do organismo, como infarto, doenças renais, cegueira e outras enfermidades”, alerta. 

 Tipos de diabetes 

O especialista explica que existem quatro formas de manifestação do diabetes no corpo humano. O mais comum é o tipo 2, causado principalmente por maus hábitos alimentares e ausência de exercícios físicos.  

O tipo 1 trata-se de uma condição hereditária, em que o paciente herda geneticamente a doença. Geralmente, pacientes com esse tipo são diagnosticados ainda pequenos e estima-se que até 10% dos diabéticos em todo o mundo nascem com essa enfermidade. 

O diabetes gestacional, geralmente, é transitório e pode ocorrer durante a gravidez. Por isso, é de extrema importância que as grávidas façam o acompanhamento pré-natal, com exames de saúde periódicos. 

O quarto tipo é conhecido como Lada, sigla para diabetes latente autoimune do adulto, e ocorre devido uma desregulação do sistema imunológico do paciente, que passa a atacar o pâncreas. Esse é o tipo de diabetes menos conhecido em todo o mundo. 

 Prevenção 

O coordenador médico do Sistema Hapvida, Ricardo Walraven, esclarece que a prevenção se dá ao manter hábitos de saúde saudáveis. “Mesmo com uma rotina corrida, as pessoas precisam se conscientizar da importância de ter uma alimentação balanceada, baseada na ingestão de frutas, verduras e legumes, evitando açúcares e carboidratos que estão altamente presentes em fast foods”, diz. 

Além disso, os exercícios físicos devem fazer parte da rotina diária na vida das pessoas. “Tudo isso contribui com a saúde e evita que não apenas o diabetes, mas também outras enfermidades ataquem o sistema imunológico das pessoas”, afirma. 

 Sintomas  

Apesar da alta incidência, é grande o número de pessoas que têm a doença, mas não sabem. No Brasil, segundo o Atlas IDF 2021, mais de 30% não são diagnosticadas. “Acima de tudo, é importante que as pessoas realizem exames de saúde de forma periódica, pois, em seu estado inicial, o diabetes pode, inclusive, ser uma doença silenciosa”, afirma Walraven

Segundo o médico, geralmente, os sintomas só surgem em uma fase mais avançada. Entre eles, estão sede fora do normal, excesso de vontade de urinar, fadiga, fome constante, perda de peso sem a realização de dietas e visão desfocada. 

O tratamento pode ser realizado por meio da mudança de hábitos na vida dos pacientes, mas em alguns casos, principalmente quando a enfermidade está em fase avançada, é necessário que sejam administrados medicamentos indicados por médicos profissionais. 

 Sobre o Grupo Hapvida NotreDame Intermédica 

Da companhia resultante da fusão entre Hapvida e NotreDame Intermédica, em 2022, foi formada a maior operadora de saúde e odontologia do Brasil. Os números superlativos mostram o sucesso da operação, que reúne cerca de 15 milhões de clientes, 60 mil colaboradores, 7 mil leitos de atendimento hospitalar e 18% de participação de mercado em planos de saúde.  

Presente nas cinco regiões do País, a rede própria de atendimento conta com 85 hospitais, 77 Prontos Atendimentos, 318 clínicas médicas e 269 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial. Dessa fusão, apoiada em inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.