“Era Uma Vez… Brasil” divulga nomes dos alunos que farão intercâmbio em Portugal

Assim como em 2017, a emoção tomou conta da cidade de Lençóis Paulista e do Teatro Municipal “Adélia Lorenzetti” na noite da última segunda-feira, 13 de agosto. Após passarem pelas fases preliminares, com 100 alunos na etapa CAMPUS, foram conhecidos os 22 estudantes do oitavo ano do Ensino Fundamental II – e os três professores – selecionados do Projeto “Era Uma Vez Brasil”, criado pela Origem Produções e com patrocínio do Grupo Lwart, por meio da Lei Rouanet, que irão viajar para Lisboa (Portugal), no mês de novembro, em um intercâmbio cultural para percorrer o trajeto da Coroa Portuguesa antes da chegada ao Brasil. O escritor Laurentino Gomes, autor do livro “1808”, também acompanhará os alunos.

Durante o evento, foram lançados o livro de Histórias em Quadrinhos “Uma Proposta a D. João” e os curtas-metragens de autoria dos participantes do projeto, que serão divulgados também durante a viagem nas escolas e locais visitados. Além disso, as cem melhores tirinhas em quadrinhos produzidas pelos participantes do projeto em todo o país integrarão o livro Era uma vez… Brasil, que será distribuído em escolas e bibliotecas no Brasil e em Portugal.

Estiveram presentes diversas autoridades e representantes locais, como os Prefeitos de Lençóis Paulista e Macatuba, Anderson Prado e Marcos Olivatto; os Secretários de Educação e Cultura de Lençóis Paulista, Railson Rodrigues e Marcelo Maganha; a diretora da Origem Produções, Marici Vila; a Gerente de RH e Comunicação do Grupo Lwart, Laura Câmara e Pedro Padovini, da Diretoria de Ensino de Bauru. Mas, sem dúvida, o momento mais aguardado da noite foi o anúncio dos nomes dos 22 alunos selecionados.

Em Lençóis Paulista, foram selecionados os seguintes alunos: da EMEF Profa. Lina B. Canova: Alice Campos Fernandes e Durval Sebastião Moreli; da EE. Profa. Leonina Coneglian: Ana Flávia Paludetto Pereira e Leonardo Giacomini Sargi; da EMEF Guiomar Borcat: Alexcia Maria da Silva, Isadora Ferraz da Silva, Isabela Ferraz da Silva, Samuel Henrique Alves da Silva e Yasmin de Oliveira; da EMEF Profa. Idalina de Barros: Fernando Leme da Silva, Giovanna Rodrigues de Souza, Laís Gabrielly Cardoso, Agatha de Oliveira Lopes e Karen Cristina Rocha.

Em Macatuba, na EE. Fernando Valezi, foram selecionados os alunos: Andrew Rocha da Silva, Laura Martins Nogueira, Damião Bispo Soares Quadrado e Ana Eliza dos Santos Spinelli; na EE Dr. Osmar F. Da Conceição: Rhian Ananias Azevedo e Eduardo Pires Marcondes; na EE Dr. Paulo Zillo: Eloisa Regina Guise Bonalume e na EE. Profa. Fanny Maciel: Vitória Maria Ruiz.

Já os docentes que poderão acompanhar os alunos nessa experiência são: de Lençóis Paulista, Caio Rodrigues Eulálio, que leciona na EMEF Guiomar Borcat e Laura Oliveira Castro, dos colégios EMEF Profa. Lina B. Canova e EE Rubens Pietraroia; e de Macatuba, Ivone Galassi Cruzeiro, da EE Dr. Osmar F. Da Conceição.

Em 2018, participaram do Projeto “Era Uma Vez…Brasil” 10 cidades e mais de 97 escolas públicas de três Estados brasileiros: Bahia, Pernambuco e São Paulo. No total, foram mais de 10 mil inscritos. Além de estimular os jovens a compreender a história do País e refletir sobre o cenário atual, a iniciativa contribui para despertar o lado crítico dos adolescentes, para que entendam a sua própria história e passem a ver o seu país sob outra perspectiva, aplicando a visão sobre os acontecimentos atuais, baseado no olhar histórico.

“Acreditamos muito que a educação e a cultura podem revolucionar o futuro destes jovens. O projeto propiciou a eles a oportunidade de interagir com diversas linguagens de comunicação e, com certeza, o intercâmbio fará com que eles enxerguem a história com outros olhos”, ressalta Marici Vila, diretora da Origem Produções.

A edição 2018 foi lançada em Lençóis Paulista no dia 10 de abril, em evento realizado no Espaço Cultural Cidade do Livro. Desde então, já ofereceu cursos e atividades para cerca de 500 alunos e professores da cidade e também do município vizinho de Macatuba.

Para Laura Camara, Gerente de Recursos Humanos e Comunicação Corporativa do Grupo Lwart, “ter patrocinado o projeto novamente, via Lei de Incentivo Fiscal, significa muito para nós, pois estamos contribuindo para a formação de cidadãos, por meio de uma experiência que ficará para sempre na vida destes jovens, professores e familiares. Conhecendo o passado, eles compreendem o presente e constroem um futuro melhor. O Projeto ‘Era Uma Vez…Brasil’ traz muito valor histórico e realmente faz a diferença na vida das pessoas”, completa.

Sobre a Origem Produções

A Origem Produções é uma empresa de consultoria e gestão de projetos criativos, com vocação consolidada para atuar em diversas áreas, como cultura, educação, sustentabilidade, esporte e responsabilidade social.

Fundada em 2007, a empresa desenvolve trabalhos em todo o país e soma experiências no exterior. Seus serviços, alinhados às estratégias de negócios e de comunicação das empresas, ampliam o relacionamento com a comunidade e colaboradores, além de dar visibilidade às políticas corporativas. Como interface entre artistas e patrocinadores, a Origem propicia o acesso à cultura, a interação social e o desenvolvimento humano.

Sobre o Grupo Lwart

Fundado em 1975, o grupo industrial 100% brasileiro sediado em Lençóis Paulista (SP), tem sua história marcada pelo empreendedorismo e investimento contínuo.

As empresas, Lwart Lubrificantes, líder na América Latina em coleta e rerrefino de óleo lubrificante usado, e Lwarcel Celulose, que produz celulose de eucalipto branqueada para o mercado nacional e internacional, empregam aproximadamente 1,9 mil colaboradores próprios e terceiros.

O Grupo Lwart investe na expansão de seus negócios com base nos seus valores e modernos princípios de governança corporativa. Para a empresa, sustentabilidade é fazer hoje cuidando do futuro e envolve a preservação do meio ambiente, a construção de relacionamentos duradouros e a contribuição para desenvolvimento econômico e social das comunidades onde está presente. Para saber mais sobre o Grupo Lwart, acesse: www.lwart.com.br.