Empresas apostam na terceirização de serviços para reduzir custos e otimizar trabalho

Levantamento realizado pela Embraps aponta redução de até 13% em custos e um crescimento de cerca de 80% na procura por esse modelo de serviço em 2021

Empresários que optam pela terceirização de serviços contam com colaboradores capacitados
para exercer as funções no dia a dia

A necessidade das empresas em reduzir custos operacionais e otimizar os serviços no dia a dia tem provocado um aumento significativo na procura por terceirização de profissionais, refletindo em contratos fechados por empresas prestadoras de serviços. Segundo José Renato Quaresma, diretor da Embraps, empresa especializada na prestação de serviços terceirizados que atua na Baixada Santista, este ano, a organização registrou um aumento de 80,55% na taxa de conversão de vendas nesse tipo de demanda e projetam fechar 2021 dobrando o número de contratos firmados em comparação a 2020.

“Desde o mês de fevereiro, temos fechado mais contratos com empresas que querem conhecer os benefícios da terceirização. A maioria dos clientes contratam serviços que não estão ligados à atividade fim do negócio, mas que são fundamentais para a manutenção e segurança do local, como os trabalhos de porteiros e auxiliar de serviços gerais”, destaca Quaresma.

Segundo Thiago Rocha, que há sete anos atua como síndico profissional de um condomínio localizado em Santos, o custo para manter um colaborador foi o principal fator que o fez terceirizar o serviço de portaria. Além disso, as faltas sem atestados eram um problema recorrente, que foi resolvido pela terceirização.

“No início, o funcionário orgânico pode ser mais barato, mas com o tempo os valores de pagamento vão aumentando, e se existe a necessidade de demissão, há um aporte muito grande por parte do condomínio. Já a segunda questão foram as faltas por motivos que vão além dos atestados, isso atrapalhava muito o cotidiano”, explica Rocha.

De acordo com o profissional, quando um colaborador faltava, ele dependia da disposição de outros trabalhadores para cobrir o horário vago, contudo, nem sempre era possível. “Às vezes a pessoa tinha algum compromisso e isso acabava até gerando atritos internos. Com a empresa terceirizada, existe a possibilidade de enviarem alguém para substituir”, ressalta o síndico.

Eficiência comprovada

Um relatório comparativo realizado pela Embraps, em agosto de 2021, mostra que a manutenção de um funcionário contratado de forma orgânica se torna mais custosa para a empresa ou condomínio com o passar dos anos. A análise foi realizada com base no piso salarial de cada função.

Conforme o comparativo, o salário de um auxiliar de serviços gerais, que está contratado entre seis a oito anos, pode ficar 13% mais em conta para uma empresa que opta pela terceirização. “A prestação de serviços proporciona uma série de benefícios para os empresários. Além da redução de custos operacionais, as empresas que terceirizam contam com recrutamento personalizado, treinamentos, suporte 24h e ganham produtividade”, salienta José Renato.

No condomínio administrado pelo síndico Thiago Rocha, a terceirização proporcionou uma série de facilidades que vão além dos custos. “Eu só vejo benefícios. Além de ter um controle maior sobre a situação dos colaboradores, não tenho que me preocupar com uniforme, treinamentos, programações e coberturas de férias, além de outras séries de vantagens que facilitam o dia a dia”, comenta.

De acordo com José Renato Quaresma, os serviços de portaria e limpeza estão entre os mais terceirizados no Brasil. “Em 2018, 22% dos trabalhadores formais eram terceirizados. Atualmente, acredito que esse dado só tende a crescer e contribuir não só com empresas, mas também com a situação empregatícia do país”, finaliza.

Sobre a Embraps

Empresa especializada na prestação de serviços terceirizados que atua na Baixada Santista desde 1998, atendendo a vários segmentos do mercado, como condomínios empresariais e residenciais, indústrias, shoppings e empresas nas áreas da educação, saúde, terminais portuários, entre outros.

Com qualidade e aptidão, oferecem serviços específicos de acordo com as necessidades dos clientes, a partir da seleção de profissionais qualificados. Seu diferencial é a credibilidade conquistada ao longo dos anos ao primar por uma relação pautada pela transparência e respeito.