Diabetes e insuficiência cardíaca: conheça a relação entre as doenças

Pessoas com diabetes são duas vezes mais propensas a desenvolver insuficiência cardíaca1.Campanha “Dê um play na vida” alerta sobre saúde do coração

Fevereiro de 2022 — Você já ouviu falar que o seu coração “pode vir a falhar” como consequência do diabetes? Apesar de pouco abordada, a correlação do diabetes com outras doenças nos sistemas cardiovascular e renal é muito mais comum do que se imagina. Essas condições são a principal causa de mortalidade em todo o mundo. O número de mortes por doenças cardíacas aumentou para quase nove milhões em 2019 e atualmente representa 16% do total de óbitos por todas as causas2.

E é justamente para alertar sobre a importância de manter o diabetes sob controle para evitar danos ao coração que a Boehringer Ingelheim e a Eli Lilly do Brasil lançam a campanha “Dê um play na vida — não deixe o diabetes ou a insuficiência cardíaca pausar seu coração”. A campanha de conscientização conta com uma série de ativações digitais, como parcerias com influenciadores, entre pacientes e celebridades, e até uma música inspirada nas batidas do coração especialmente composta pelo grupo Barbatuques.

Atualmente, o Brasil registra mais de 15 milhões de pessoas adultas com diabetes, ou seja, cerca de 10,5% dessa população tem a enfermidade3, sendo que mais de 90% dos casos correspondem ao diabetes tipo 23. Silencioso, o diabetes pode causar diversos problemas de saúde e o coração é um órgão que merece atenção especial em quem tem o diagnóstico da doença. Um dado alarmante indica que pacientes com diabetes têm duas vezes mais probabilidade de ter insuficiência cardíaca do que aqueles que não possuem a enfermidade1. 

A diretora médica da Boehringer Ingelheim no Brasil, Dra. Thais Melo, explica que os sistemas cardiovascular, renal e metabólico estão interconectados, e compartilham muitos dos mesmos fatores de risco e vias fisiopatológicas. “A disfunção em um dos sistemas pode acelerar o aparecimento em outros, resultando na progressão de doenças interconectadas, como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, insuficiência cardíaca e doença renal, o que, por sua vez, leva a um risco aumentado de morte cardiovascular. Por outro lado, a melhora em um sistema pode levar a efeitos positivos em todos os outros4,5,6. Esses distúrbios interconectados afetam mais de um bilhão de pessoas e são uma das principais causas de morte em todo o mundo7”, afirma.

Mas por que isso acontece? No caso do diabetes, o descontrole nos níveis de açúcar no sangue ocasiona a incapacidade do corpo de produzir ou usar a insulina, o que gera um estado de inflamação. Com isso, o excesso de açúcar circulando no sangue pode danificar os vasos sanguíneos e o coração8. Apesar da doença cardíaca ser a principal causa de morte no Brasil e no mundo, existem fatores modificáveis da doença, sendo o diabetes uma delas2. “Como o diabetes é uma doença inflamatória e progressiva que pode causar danos renais e cardiovasculares, é preciso entender que pacientes com diabetes tipo 2 têm a incidência de doença cardiovascular aumentada em duas a quatro vezes, e a mortalidade aumentada em 1,5 a 3,6 vezes9. Ou seja, é de extrema relevância cuidar da saúde do coração e ter adesão ao tratamento adequado e indicado pelo médico especialista”, ressalta Dra. Fernanda Pimentel, diretora médica da Eli Lilly do Brasil. 

Dê um play na vida

Aumentar o conhecimento sobre a importância de cuidar da saúde do coração, especialmente quando falamos do impacto do diabetes como um fator de risco para a insuficiência cardíaca, as farmacêuticas Boehringer Ingelheim e Eli Lilly é o objetivo da campanha “Dê um play na Vida — não deixe o diabetes ou a insuficiência cardíaca pausar seu coração”. O projeto conta com diversas ações on e offline, entre elas o lançamento da música “Mais forte o Tambor”, criada pelo grupo de percussão corporal Barbatuques. Disponibilizada em todas as plataformas de streaming a partir de novembro, como Deezer e Spotify, a música transforma em melodia as batidas do coração, ressaltando a importância de cuidar da saúde para ter um coração forte, capaz de experimentar todas as emoções da vida. “Colocamos o paciente no centro de tudo que fazemos, apoiando cada etapa da sua jornada, por isso esta campanha é tão importante ao levar informações sobre as doenças cardio-renais-metabólicas e como conquistar uma melhor qualidade de vida e dar play para desfrutar todos os momentos”, finaliza Dra. Thais Melo. Entre os principais sintomas da insuficiência cardíaca estão dificuldade para dormir, cansaço, dor no peito e fadiga10. Qualquer um desses sinais, especialmente em pessoas que têm diagnóstico de diabetes, deve ser compartilhado com o médico, para que ele faça o diagnóstico correto e indique o tratamento adequado. No caso de insuficiência cardíaca causada por diabetes, é importante salientar que, se o diabetes for devidamente tratado e controlado, a probabilidade de enfraquecimento do órgão cardíaco diminui consideravelmente2. No site da campanha e nas redes sociais das duas empresas (Boehringer Ingelheim: Facebook e Instagram; Eli Lilly: Facebook e Instagram), é possível ter acesso a diversos conteúdos sobre o tema e descobrir como não deixar essas doenças pausarem as vidas dos pacientes e dar um play para aproveitar cada momento.

Sobre a aliança Boehringer Ingelheim e Eli Lilly

Comprometidos com a saúde e a qualidade de vida dos pacientes com diabetes e suas necessidades durante todas as fases do tratamento, as companhias Boehringer Ingelheim e Eli Lilly decidiram, em 2011, unir forças e estabeleceram uma parceria no segmento. Essa aliança alavanca os pontos fortes de duas das maiores empresas farmacêuticas do mundo. A Boehringer Ingelheim com seu compromisso com investimento em pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos de alto valor terapêutico para medicina, aliada ao pioneirismo da Eli Lilly – com a primeira insulina comercializada em 1923. Ao juntar forças, as companhias demonstram ainda mais compromisso com os pacientes com diabetes.

Sobre a Boehringer Ingelheim

A Boehringer Ingelheim está entre as 20 principais farmacêuticas do mundo e é a maior de capital fechado, com cerca de 52 mil funcionários globalmente. Desenvolve soluções de saúde com grande valor e impacto para pessoas e animais e atua há mais de 130 anos, justamente, para trazer soluções inovadoras em suas três áreas de negócios: saúde humana, saúde animal e fabricação de biofármacos. Em 2020, obteve vendas líquidas de 19,6 bilhões de euros e investiu 3,7 bilhões de euros em Pesquisa e Desenvolvimento, aproximadamente 19% das vendas líquidas. No Brasil há quase 70 anos, a Boehringer Ingelheim está instalada no estado de São Paulo, com escritório na capital e fábricas em Itapecerica da Serra e Paulínia, mas atua em todo território nacional. Pelo quinto ano consecutivo, a empresa foi reconhecida pela certificação Top Employers, que elege as melhores empregadoras do mundo por suas iniciativas de recursos humanos.

Sobre Eli Lilly and Company

A Lilly é uma líder global em assistência médica que une o cuidado à descoberta para melhorar a vida de pessoas em todo o mundo. Fomos fundados há mais de um século por um homem comprometido em criar medicamentos de alta qualidade que atendam às necessidades reais e hoje permanecemos fiéis a essa missão em todo o nosso trabalho. Em todo o mundo, os funcionários da Lilly trabalham para descobrir e levar medicamentos que mudam a vida de quem precisa deles, melhorar o entendimento e o gerenciamento de doenças e retribuir às comunidades por meio de filantropia e voluntariado.