Dia Mundial da Saúde Bucal: Como manter o sorriso em dia gastando pouco?

De acordo com dados da OMS,  cerca de 3,5 bilhões de pessoas na terra sofram com problemas dentais

Foto: Freepik

No próximo dia 20 de março será comemorado mais uma edição do Dia Mundial da Saúde Bucal. A data, criada em 2007 pela Federação Dentária Internacional (FDI), tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção de problemas ligados à saúde bucal, apontar os pontos mais sensíveis de cada região e  incentivar a adoção de hábitos saudáveis. E motivos existem para isso. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 3,5 bilhões de pessoas no mundo sofram em algum grau com problemas dentais, que podem variar entre cáries, gengivite e periodontite. Essas condições podem causar dor, podem afastar pessoas do trabalho, provocar dificuldade de mastigação e até mesmo a perda de dentes, afetando a qualidade de vida e autoestima das pessoas.

Situação no Brasil 

Dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO) mostram que o Brasil é o país com mais dentistas do mundo. Segundo o órgão, em 2021 – estudo mais recente – existiam 360 mil dentistas em atividade. Perdemos apenas para os Estados Unidos e para a China em termos de volume de profissionais. 

Por outro lado, também somos uma nação com graves problemas odontológicos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), apenas 53% dos brasileiros escovam os dentes 2 vezes por dia, além de usarem o fio dental regularmente. O restante se dedica a escovar o dente apenas uma vez por dia, sem uso de fios dentais ou quaisquer outra forma de higiene da boca. 

Problemas mais comuns 

De acordo com o Governo Federal, os principais problemas de saúde bucal do mundo são

  • Cáries; 

  • Lesões bucais e aftas; 

  • Mau hálito; 

  • Gengivite; 

  • Placa bacteriana; 

  • Tártaro. 

Vale lembrar que todos esses problemas têm como principal causa a falta ou a má higiene bucal, mas também podem pela ingestão de alimentos ou bebidas mal cheirosas, pancadas, tratamentos quimio e radioterápicos etc. 

Como ter uma saúde bucal gastando pouco

Em termos de crise econômica, a palavra de ordem dos brasileiros é economizar. Por conta disso, relembramos uma série de ações para ajudar a população a manter o sorriso em dia sem gastar muito, como: 

  1. Escovar os dentes corretamente: escove os dentes pelo menos duas vezes ao dia por cerca de dois minutos, usando uma escova de dentes macia e pasta de dente com flúor. Escove também a língua e use fio dental diariamente para remover a placa bacteriana e prevenir cáries, gengivite e mau hálito.

  1. Alimentação saudável: evite alimentos açucarados, ácidos e com corantes artificiais, que podem manchar ou desgastar o esmalte dos dentes. Consuma alimentos ricos em cálcio, como leite, queijos e iogurtes, que ajudam a fortalecer os dentes.

  1. Beba água: beber água regularmente ajuda a manter a boca hidratada e a eliminar as bactérias que causam o mau hálito e as cáries.

  1. Evite o tabaco: o tabaco mancha os dentes e aumenta o risco de câncer de boca, gengivas e língua. Evite fumar e usar produtos de tabaco.

  1. Use enxaguantes bucais: enxaguantes bucais ajudam a eliminar as bactérias que causam o mau hálito e a prevenir a formação de placa bacteriana.

  1. Sorria: Um sorriso bonito e confiante pode melhorar a autoestima e a saúde mental. Sorria com frequência e mantenha uma atitude positiva em relação à vida.

Por último, vale sempre lembrar: procure um dentista! Faça consultas com o profissional da Unidade Básica de Saúde (UBS) da sua cidade ou, caso seja contratado de alguma empresa ou dependente de alguém que tenha, olhe a rede credenciada ao seu plano odontológico empresarial. O importante é: faça consultas, converse, fale de eventuais dores que você esteja sentindo para que o profissional possa te ajudar a tratá-las. 

Voltando em termos financeiros, a ida ao dentista pode identificar e tratar precocemente problemas dentários, evitando custos e problemas maiores no futuro. Como diria o ditado “è melhor prevenir do que remediar.