Desmatamento influencia na queda de níveis dos reservatórios em São Paulo

Seis sistemas da região metropolitana operam abaixo de período
pré-crise. Especialista critica troca de comando na Sabesp

Os níveis dos seis reservatórios da região metropolitana de São Paulo estão abaixo do que estavam em 2013, um anos antes da crise hídrica de 2014 a 2015. Para Wagner Ribeiro, professor do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP), o desmatamento e a troca de gestão na diretoria da Sabesp influenciam nos números.
Conforme a RBA antecipou no último dia 7, a pior situação é a do sistema Cantareira, que opera muito abaixo dos indicadores no período pré-crise. Hoje com 44%, o reservatório operava com 73,5% em 2012 e 61,5% no ano seguinte. “Nada disso é comentado, parece que estamos numa situação normal, sendo que deveríamos estar num nível de atenção, quase alerta. Ficamos preocupados”, afirma Wagner à jornalista Marilu Cabañas, na Rádio Brasil Atual.
Os níveis de chuva estão abaixo da média. Na Cantareira, choveu 19,3 milímetros neste mês até agora, quando a média do período é de 61,1 mm. Para o especialista, essa redução na pluviometria é também motivada pelo descontrole sobre o desmatamento.
“Uma das causas da queda de volume de chuva é o desmatamento. São Paulo não consegue manter o nível de umidade como antes. Infelizmente, nós assistimos o avanço do desmatamento de Mata Atlântica no entorno da região metropolitana. Mas há outros fatores, a capital está mais aquecida, por conta da quantidade de automóveis e ausência de árvores”, explica o professor da USP.
Outra questão apontada por ele é a troca de comando na Sabesp. Em maio, Karla Bertocco Trindade assumiu a presidência da empresa. A preocupação se dá pelo fato de ela ter sido subsecretária de Parcerias e Inovação no governo paulista. “Ela foi uma das gestoras dos projetos de privatização, o que sinaliza uma mudança objetiva da Sabesp, criando preocupação. Nem os investidores ficaram felizes com a troca no comando”, pondera.

Fonte: Rede Brasil Atual



Deixe um comentário