Crimes Que Abalaram Uma Cidade

Antigamente era absolutamente normal pessoas guardarem suas economias na própria casa. No período da segunda grande guerra mundial (1939/45) esse hábito se tornou mais frequente, pois havia preocupação que algo fora do normal acontece com os bancos e a família ficasse desprevenida. Habitava uma pequena cidade do interior um casal de idosos que também guardava suas economias no paiol, entre  sacas de cereais.
O ano de 1943 corria naturalmente, tranquilo, apesar das notícias vindas da Europa serem as mais estarrecedoras, pois a guerra ceifava vidas inocentes a cada segundo. Numa noite, o casal de anciões foi surpreendido por dois assaltantes que certamente sabiam  da existência dos valores guardados. Para não serem reconhecidos no futuro, os criminosos decidiram acabar com a vida do casal e com um machado “fizeram o serviço”. O crime bárbaro  repercutiu  e consternou os moradores da cidade que à época era pequena e todos se conheciam.
No enterro das vítimas o padre responsável pela paróquia do local confidenciou a amigos que sua experiência indicava que pelo menos um dos assassinos estava por perto. Segundo dizia o padre, quando  gotejasse sangue do caixão era sinal que o criminoso estava presente. Desencadeou-se, então, grande movimentação para se descobrir quem teria cometido tamanha atrocidade. Policiais da cidade e até de outros estados se empenharam na busca pelos assassinos.
Um experiente policial, após minuciosa investigação, descobriu a identidade dos dois criminosos e numa boate de famosa cidade brasileira chegou a um deles dizendo: “O senhor está preso, a casa caiu. Seu colega já abriu o bico, entregou o senhor e ele já foi detido”. Na verdade, essa foi apenas uma estratégia do traquejado policial, pois ainda não tinha de fato prendido ninguém. Com a revolta do acusado, que acabou esbravejando, xingando o colega, chamando-o de traidor, foi fácil chegar na cidade de origem e prender o outro criminoso. Um dos acusados era membro da família das vitimas e o outro era “filho adotivo”.