Covid: Agudos suspende aulas em três escolas

Ensino presencial foi interrompido após confirmação de casos positivos entre professores e funcionários

Escola Antonio Travain, no Parque Pampulha, é uma das que registraram caso de Covid-19

 A Prefeitura de Agudos (13 quilômetros de Bauru) decidiu suspender as aulas presenciais em três escolas municipais de ensino fundamental, que haviam sido retomadas no último dia 8, após a confirmação de casos positivos de Covid-19 entre professores e funcionários. O município diz que a decisão segue regra estabelecida pelo Governo do Estado, através da Central de Vigilância Epidemiológica, e afirma que não há registros de casos suspeitos e nem positivos entre alunos. Nesta terça-feira (23), o Executivo publicou novo decreto restringindo regras da fase vermelha (leia box).

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, as aulas presenciais foram interrompidas nas escolas Maria Letícia Sormani Cogo (Jardim Cruzeiro), Antonio Travain (Parque Pampulha) e creche berçário Diomira Napoleone Paschoal (Centro). “Duas escolas registraram um caso positivo e uma escola contabilizou dois casos. Não há nenhum caso confirmado ou suspeito em alunos da rede”, informou a pasta em nota.

“Todos os servidores citados foram devidamente afastados de suas atividades e estão em quarentena, respeitando as medidas sanitárias. Segundo orientação do governo estadual, caso um professor tenha sido positivado, este deverá ser afastado de suas atividades e assim permanecer em isolamento de acordo com orientações médicas e protocolares. Os contactantes deverão permanecer em quarentena por 14 dias”.

A Secretaria explica que os contactantes são as pessoas assintomáticas que tiveram contato com o caso suspeito ou confirmado de Covid entre dois dias antes e 10 dias após o início dos sinais ou sintomas. “A prefeitura ressalta que todos os contactantes que apresentem sintomas compatíveis com a Covid-19 serão encaminhados para uma unidade de saúde para avaliação clínica e investigação laboratorial”, declara.

Segundo a prefeitura, as unidades escolares retomaram as aulas de forma presencial com limite de 35% da capacidade da sala. “Alunos da rede infantil (creche) ainda não retornaram com as atividades presenciais”, explica. “Os alunos do ensino fundamental em escolas com atividades suspensas deverão participar de aula remota (via internet), ou retirando material impresso de aula na secretaria da unidade escolar”.

Novo decreto

Novo decreto publicado pela Prefeitura de Agudos endurece regras da fase vermelha na cidade, proibindo consumo de bebida alcoólica em espaços públicos, visitas em instituições de longa permanência para idosos e locação de imóveis para realização de festas. A multa prevista em caso de descumprimento varia de R$ 168,50 a R$ 3.201,45. Os estabelecimentos também devem reforçar medidas sanitárias. O decreto na íntegra, com regras para cada atividade comercial, pode ser acessado através do link: https://dosp.com.br/exibe_do.php?i=MTUyOTM1

 

fonte: jcnet.com