Corrida, um esporte superdemocrático

Além de melhorar a qualidade de vida, a prática esportiva traz outros benefícios; confira os depoimentos de personagens que não perdem os eventos promovidos pelo Bauru Shopping

Durante o período mais intenso da pandemia, as tradicionais corridas de rua ficaram suspensas. Com a flexibilização e o avanço da vacinação, o Bauru Shopping se organizou e retomou os eventos esportivos, lançando no início do ano o projeto BSC Corridas 2022. A quarta e penúltima etapa do circuito será realizada no dia 4 de setembro, com largada prevista para as 8h no estacionamento do shopping. O evento terá as modalidades de 5km e 15km, masculino e feminino e uma novidade: a Corrida Kids. O evento é a penúltima etapa do Bauru Shopping Center Corridas 2022. A próxima está prevista para o dia 27 de novembro, com a realização da Meia Maratona de Bauru, em comemoração ao aniversário do shopping.

Ivan Mouta, gerente geral do Bauru Shopping, destaca os três grandes eventos esportivos organizados neste ano em parceria com a empresa esportiva Sujo de Barro. “No final de janeiro, tivemos a grande emoção de podermos voltar com as nossas corridas, foi uma grande festa. Em março, fizemos, de forma inédita, uma corrida só para as mulheres, numa semana de muitas homenagens a todas elas. E, em junho, fizemos a Corrida dos Namorados com uma grande novidade, com os casais correndo juntos. Agora, teremos uma nova etapa, a Corrida da Independência, que irá incluir um percurso de 15 quilômetros, o mesmo da São Silvestre, tão demandado por nossos corredores.”

Correr faz bem!

Fisioterapeuta Beatriz

Antes de colocar o tênis e sair correndo, é preciso passar por uma avaliação médica e iniciar os treinos com a orientação de um profissional. As recomendações são da fisioterapeuta Beatriz Moraes, que destaca também os benefícios dessa prática esportiva para o corpo. “Existem inúmeros benefícios. De modo geral, a corrida melhora a respiração, aumenta a autoestima, controla a pressão arterial, melhora sintomas de ansiedade e depressão, melhora a qualidade do sono, aumenta a disposição para a rotina diária, o condicionamento físico e a massa muscular, e fortalece os ossos, diminuindo o risco de osteoporose, entre outros”, afirma.

Segundo a fisioterapeuta, que também é adepta da corrida, toda vez que se vai iniciar uma atividade física é necessário preparar o corpo para recebê-la. “O alongamento visa muito esse preparo, por isso, alongar antes e depois da atividade física é muito importante, ajuda a prevenir lesões e na performance durante a atividade”, destaca.

Além do pódio

Nada melhor do que comemorar o aniversário fazendo o que se ama, não é mesmo? E assim será para a corredora Maria do Carmo Câmara, que completa 65 anos no dia da Corrida da Independência, e já pratica o esporte há 18 anos. Tudo começou após uma cirurgia. A atividade física, que não fazia parte da sua rotina, foi prescrita pelo médico. “Comecei a caminhar e depois fui para a corrida. Hoje, eu levanto às 5 horas da manhã para correr. Faço 10, 12, 15km, e até 21km, que já fiz várias vezes”, conta.

Para a atleta, a mais velha a participar dos eventos promovidos pelo Bauru Shopping, nunca é tarde para começar. “Muitas pessoas começaram a correr por minha causa, dizem que são meus fãs. Correr traz saúde, bem-estar e boas amizades. Você sai, dá bom dia logo cedo para as pessoas e recebe aquele sorriso de volta. É só gratidão. Espero correr até os 80 anos, e, se Deus quiser, vou chegar lá”, diz.

A corrida também transformou a vida de Thiago Fernando, de 41 anos. O atleta conta que, por problemas de saúde, tomava muitos remédios todos os dias, inclusive para dormir. “Depois que comecei a praticar a corrida, tudo mudou. Nós corredores gostamos de ganhar um troféu, mas gostamos mais ainda de ganhar de nós mesmos”, afirma.

Aos sábados e domingos, ele e a esposa, que sempre o acompanha, acordam cedo para fazer um “longão”, como os corredores chamam os treinos com maior quilometragem ou duração, ou então pegar um ônibus para participar de eventos também em outras cidades. “É o resumo dos nossos finais de semana. Quando estou correndo na rua ou fazendo uma trilha, coloco minhas ideias em ordem. Também é o momento de encontrar os amigos, e as amizades feitas por meio da corrida são para sempre.”

Mais saúde e muitas amizades estão na lista dos benefícios que o esporte proporciona para Clodoaldo Sant’Anna, de 52 anos. “A corrida te faz mais feliz. Você esquece os problemas do dia a dia e passa a entender melhor seu corpo. Ele vai pedindo mais. Você começa a caminhar, logo está correndo”, conta o atleta, que corre três vezes por semana, duas com a esposa e, aos domingos, com um grupo do qual participa há 18 anos.

“Minha família começou me acompanhando para tirar fotos. Hoje, minha esposa corre comigo e meus filhos praticam algum tipo de esporte. Nos tornamos um exemplo para eles. Nas provas promovidas pelo Bauru Shopping, ela está sempre entre as primeiras. A saúde dela melhorou. Gostaria de destacar que as corridas do shopping são muito bem organizadas. Os atletas amadores são respeitados. Peço para que não parem e continuem apoiando o esporte, pois esses eventos trazem qualidade de vida para muitas pessoas”, diz Sant’Anna.

Para encerrar o Circuito Bauru Shopping Corridas 2022, um grande evento está sendo preparado. “Vamos fechar o BSC Corridas 2022 com um grande desafio, que é a Meia Maratona de Bauru, um percurso desafiador, mas ao mesmo tempo maravilhoso. Todo o circuito foi pensando, com aumento contínuo das distâncias em cada etapa, para preparar os corredores para esse momento. Vai ser uma grande festa do esporte. Todas as etapas terão o percurso de 5km, dando oportunidade para todos que praticam esse que é o mais democrático dos esportes”, conta Ivan.

Serviço: Corrida da Independência, dia 4 de setembro, com largada prevista para as 8 horas no Bauru Shopping.

Sobre o Bauru Shopping

O Bauru Shopping é o mais completo centro de moda, lazer e entretenimento de toda a região. Com 32 anos, está totalmente consolidado como referência em lazer e compras no setor mais valorizado da cidade. O empreendimento possui área de influência que abrange mais de 40 cidades, com fluxo anual de mais de 9 milhões de consumidores. São 230 lojas em funcionamento, dentre âncoras, megalojas e 41 operações de alimentação que contribuem para o crescimento econômico de Bauru, com oportunidades de emprego e geração de renda. Site: www.baurushopping.com.br