Comércio volta a funcionar na terça 7

  • Prefeito anuncia que comércio e serviços poderão voltar a atender clientes com restrições a partir de terça-feira, 7 de abril

O prefeito Anderson Prado anunciou, em coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira, 3, que o comércio e o setor de prestação de serviços poderão voltar a atender clientes dentro de seus estabelecimentos, desde que respeitando questões sanitárias de higiene e outras orientações que serão anunciadas pela Prefeitura nos próximos dias. O vereador e presidente da Câmara Municipal, Nardeli da Silva, também participou da coletiva.

Esses parâmetros de segurança foram formulados pela Comissão de Acompanhamento, Controle, Prevenção e Tratamento do Covid-19, que se reuniu nesta sexta-feira, 3 de abril. Além disso, instituições religiosas também deverão aguardar até a terça-feira para retomar missas ou cultos e também terão orientações específicas que deverão ser cumpridas.

“É importante que os clientes sejam orientados de que devem sair às compras somente em caso de necessidade. Já os idosos, gestantes, crianças e pessoas do grupo de risco devem ficar em suas casas o maior tempo possível, pois ainda estamos enfrentando um vírus com grande potencial de infecção e letalidade”, destaca Prado.

Segundo o prefeito, os serviços de responsabilidade da Prefeitura, como o transporte público e as escolas, aguardam novas recomendações dos governos estadual e federal e devem ser discutidos na próxima semana. Por isso, por enquanto, esses serviços seguem suspensos.

“É importante que os comércios que vão retomar o funcionamento cuidem de seus colaboradores, forneçam máscaras e equipamentos de proteção para evitar a contaminação pelo coronavírus. Temos que ter cautela nesse momento de reabertura, para evitar que a situação se agrave como aconteceu em outros países”, alerta Nardeli.

Outra medida anunciada pelo prefeito, foi que a Secretaria de Educação vai começar a disponibilizar atividades educativas nas redes sociais da secretaria e das unidades escolares, enquanto as atividades presenciais continuarem canceladas devido a epidemia do novo coronavírus (Covid-19).

O processo deve começar a partir de segunda-feira, 6, e os alunos sem acesso à internet poderão retirar as atividades na escola. A proposta é minimizar os efeitos desse afastamento temporário dos alunos com as unidades escolares e dar continuidade aos desenvolvimento de algumas competência e habilidades presentes no currículo escolar, pois o mais importante nesse momento é o estabelecimento e o desenvolvimento de uma rotina de estudos dirigidos utilizando os recurso tecnológicos disponíveis.

Na coletiva, foi falado também sobre o novo número do Disk Kit Alimentação. Essa central telefônica que tira dúvidas sobre a distribuição de cestas básicas e também cotas de gás estava sobrecarregada e mais um número foi disponibilizado. Todos os números podem ser encontrados no site ou redes sociais da Prefeitura.