Com investimento em tecnologia e sustentabilidade, Bracell desenvolve práticas para melhor uso da água

Além do reuso da água pluvial, companhia devolve cerca de 90% da água captada do rio Tietê, um dos principais rios do estado de SP e que atravessa diversas cidades no interior

No mês em que se celebra o Dia Mundial da Água, em 22 de março, a Bracell reitera seu compromisso com a sustentabilidade e vem investindo cada vez mais em modelos inovadores em suas operações. A companhia que tem a fábrica de celulose mais verde e moderna do mundo, utiliza um processo sustentável para o uso consciente da água. O resultado: cerca de 90% da água captada do Tietê, localizado a 22 km do município de Lençóis Paulista (SP), volta ao rio após o processo industrial como efluente tratado.
O dado é resultado de coletas periódicas feitas por uma empresa atestada pelos órgãos oficiais do Estado junto à equipe de Meio Ambiente Industrial da companhia.
Após o uso no processo fabril, a água passa pelo sistema de tratamento de efluentes que possui alta eficiência de remoção de carga orgânica e inorgânica, antes de voltar ao rio. O tratamento de efluente aplicado na Bracell é feito em três fases e deu à empresa o título de pioneira no setor de celulose no estado de São Paulo a adotar esta medida. A primeira fase remove compostos inorgânicos, a segunda trata a matéria orgânica e a terceira fase faz o polimento final no efluente.
“A água captada do rio Tietê vem com uma carga orgânica alta. Após o tratamento de água, esse fluxo é enviado para o processo produtivo de celulose. Em seguida, após utilização, a água retorna para a estação de tratamento da companhia, onde sua eficiência possui capacidade de reduzir em cerca de seis vezes a carga do efluente, antes de devolvê-la ao rio. Com isso, o efluente chega ao Tietê com mais qualidade do que a água que captamos para utilizar no processo da indústria”, explica Cleber Augusto de Souza, especialista de Processo de Produção e Utilidades da Bracell SP.
Segundo ele, quanto maior a carga orgânica da água, maior o tempo que o corpo hídrico tem para depurá-la. “Quando devolvemos uma água com melhor qualidade, a companhia contribui com todo o ecossistema e a sociedade no geral”, argumenta.
A quantidade de água captada e devolvida é regulamentada pelos órgãos licenciados, com reportes frequentes. Segundo Cleber, com os investimentos em tecnologia realizados durante o projeto, isso possibilita uma redução na captação de água muito abaixo do que a outorga federal permite, evitando prejudicar o manancial e as comunidades ribeirinhas.
A Bracell realiza análises periódicas sobre a qualidade do recurso hídrico, onde todos os relatórios são extremamente auditáveis. Além do Rio Tietê, a Bracell monitora a qualidade das águas subterrâneas do site regularmente.
Mais do que celebrar a data, a Bracell adota ações contínuas para aprimorar seus processos respeitando o meio ambiente e os recursos hídricos. Outro exemplo que a empresa pode citar é sobre o sistema de captação de água da chuva e a reutilização dessa água pela indústria.
“A água da chuva é toda drenada para as lagoas de água pluvial, sendo reutilizada no processo fabril. Com isso, captamos ainda menos água do rio Tietê, reiterando as práticas da companhia na questão ambiental e mostra que é possível ter um negócio sustentável”, diz Murilo Sanches, gerente de Utilidades da Bracell SP.
“Temos como filosofia, que só é bom para a Bracell se for bom para a comunidade, para o país, para o clima e para nossos clientes e só então bom para empresa. O rio Tietê passa por mais de 62 cidades paulistas, sendo um dos principais do estado. E aqui na região, além da contribuição para a fauna e flora, é também importante para o turismo. Por isso, investimos em tecnologia aliada à sustentabilidade de nosso negócio, gerando impactos positivos para nossa sociedade”, reforça Sanches.