Clínica especializada em oftalmologia é única acreditada pela ONA em Campinas e região

Certificação valida a qualidade dos serviços, segurança, comprometimento com a assistência e competência técnica
Clique para Download
Crédito: Guilherme Gongra
Fachada do Centro Campineiro de Microcirurgia — Signorelli Oftalmologia, no Cambuí

 

(31 Agosto 2021) Campinas acaba de ser beneficiada com a certificação ONA (Organização Nacional de Acreditação) concedida ao Centro Campineiro de Microcirurgia – Signorelli Oftalmologia, no Cambuí. É a única Day Clinic especializada em olhos que conquista tal qualificação em toda a Região Metropolitana de Campinas, de acordo com a Fundação Vanzolini, responsável pelo processo de avaliação e acreditação ONA.

De acordo com a Dra. Monica Signorelli, oftalmologista e sócia-diretora do Centro Campineiro, o objetivo da busca pela acreditação é o oferecimento de serviços de maior qualidade ao paciente. “Há dois anos mudamos o endereço da nossa sede para um local maior com o propósito de propiciar melhor atendimento e dispor de um serviço completo no que se refere a oftalmologia. A certificação da ONA vem premiar o empenho de toda a nossa equipe em busca do aperfeiçoamento”, enfatiza.

Dra. Monica detalha que foram necessários 24 meses para ajustar todos os processos da clínica, bem como treinar os colaboradores. “Procuramos, voluntariamente, um órgão externo de certificação para agregar valor aos nossos serviços e evoluir nas nossas práticas. A acreditação provoca avanços por referenciar, com indicadores e evidências, os requisitos para um trabalho de excelência”, frisa a especialista.

Só recebem a categoria de avaliação “Nível 1” os préstimos de saúde que atingem um padrão aprimorado de atendimento e trabalho, com interação de processos e bons resultados em todas as áreas da organização. “É uma satisfação ouvir da nossa credenciadora que daqui a um ano poderemos pleitear e migrar para a certificação Nível 2 devido à nossa estrutura, ao desempenho de todo o time e aos ideais de melhoria contínua e segurança do paciente”, reforça o sócio-diretor Dr. Armando Signorelli, também oftalmologista.

A avaliação para a certificação ONA é criteriosa e detalhista. Vários aspectos referentes à gestão são aferidos, entre eles liderança; qualidade e segurança administrativa e financeira, de pessoas, suprimento e logística; comunicação; patrimônio; infraestrutura e tecnologia; equipamentos; atendimento ambulatorial e cirúrgico; controle de infecções e biossegurança, higienização e esterilização.

Há políticas para todo tipo de relacionamento, desde o acolhimento do colaborador, fornecedores, sociedade e cliente, sem deixar de lado o empenho em causar menos impacto ao meio ambiente. Com o engajamento de toda a equipe, a busca pela excelência é um caminho sem volta, um trajeto que não tem fim: é um meio”, salienta Fátima Nascimento, gerente do Centro Campineiro.

De acordo com Flávia Corrêa Ferreira, coordenadora executiva dos Programas de Acreditação em Saúde da diretoria de certificação da Fundação Vanzolini, a lista de critérios e requisitos analisados abrange todas as interfaces entre os diversos setores, a partir de trabalho interdisciplinar integrado, com gerenciamento de dezenas de processos assistenciais e de apoio mapeados.

“É um processo em que as organizações de saúde adquirem reconhecimento público e proporcionam, com base em determinados padrões, a qualidade dos serviços prestados. O método de avaliação busca promover a qualidade e a segurança da assistência à saúde, revelar responsabilidade e comprometimento com a assistência segura e constatar a competência técnico-assistencial com estímulo à contínua melhoria dos serviços prestados”, explica Flávia.

“Os critérios de avaliação da instituição examinadora são muito rigorosos e elevam o Centro Campineiro de Microcirurgia – Signorelli Oftalmologia a um nível diferenciado. O nosso objetivo é conduzir o paciente a ter a melhor experiência. São incontáveis os benefícios para a população de Campinas e região”, destaca Dr. Armando Signorelli.

A clínica dispõe de seis consultórios, salas de exames, lasers, sala de procedimento ambulatorial e centro cirúrgico com infraestrutura para “Day Clinic”, além de estacionamento próprio. O Centro Campineiro funciona das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, aos sábados.

Sobre a ONA

A ONA é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos, reconhecida pelo Ministério da Saúde, que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança dos pacientes. A Fundação Vanzolini é uma instituição de direito privado sem fins lucrativos e a mais antiga fundação de apoio à Universidade de São Paulo (USP). É mantida e gerida por professores do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica (Poli-USP) e entre suas ações estão programas de certificação e cooperação com entidades públicas, privadas e do terceiro setor.

A Acreditação da ONA tem caráter eminentemente educativo, voltado para o aprimoramento permanente, sem finalidade de fiscalização ou controle oficial/governamental.

A metodologia da ONA é reconhecida pela ISQua (International Society for Quality in Health Care), associação parceira da Organização Mundial de Saúde (OMS). A ONA conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de 100 países. Informações: www.ona.org.br

Serviço

Centro Campineiro de Microcirurgia – Signorelli Oftalmologia
Rua Major Solon, 367, Cambuí – Campinas – SP
Telefone: (19) 3234 4040 / Whatsapp: (19) 97603-0527 www.centrocampineiro.com.br

Nas redes sociais:

Instagram:@centrocampineiro
facebook.com/centrocampineiro

Clique para Download
Crédito: Guilherme Gongra
Centro Campineiro de Microcirurgia — Signorelli Oftalmologia tem completa estrutura para diversos procedimentos
Clique para Download
Crédito: Guilherme Gongra
Um dos consultórios do day hospital, que atende e oferece todos os serviços relativos à visão
Clique para Download
Crédito: Guilherme Gongra
Centro Campineiro de Microcirurgia — Signorelli Oftalmologia é o único day hospital de olhos da RMC certificado pelo ONA
Clique para Download
Crédito: Guilherme Gongra
Os Drs. Armando Signorelli Junior e Monica Signorelli
Clique para Download
Crédito: Guilherme Gongra
Certificado da Acreditação ONA entregue ao Centro Campineiro de Microcirurgia — Signorelli Oftalmologia
Clique para Download
Crédito: Guilherme Gongra
Flávia Ferreira, da credenciadora Fundação Vanzolini, entrega certificação do ONA para os Drs. Monica Signorelli e Armando Signorelli Junior
Clique para Download
Crédito: Guilherme Gongra
Equipe do Centro Campineiro de Microcirurgia — Signorelli Oftalmologia comemora conquista
Clique para Download
Crédito: Guilherme Gongra
Dra. Monica Signorelli corta o bolo comemorativo da Acreditação da ONA em evento restrito que entregou a certificação ao Centro Campineiro de Microcirurgia — Signorelli Oftalmologia
Clique para Download
Crédito: Guilherme Gongra
Dr. Armando Signorelli Junior agradece a equipe pelo trabalho e empenho em função da conquista da Acreditação ONA
Clique para Download
Crédito: Guilherme Gongra
O advogado Dr. César Zalaf, Dr. Armando Signorelli Júnior e o Dr. João Lian, presidente da Unimed