CARNAVAL NOTA DEZ!

Nutricionista explica o que fazer para curtir a folia sem prejudicar a saúde

Nutricionista Marta Sheila

Carnaval combina com alegria e muita diversão, seja ela na rua, no salão do clube ou em casa. Mas, antes de cair na folia, é preciso se preparar para não colocar a saúde em risco nesses dias de festas. Para receber nota dez no quesito autocuidado, Marta Sheila Veras Silva, nutricionista da Hapvida NotreDame Intermédica, dá algumas dicas.

De acordo com a especialista, antes da folia, o ideal é ingerir carboidratos ricos em fibras, como pão e arroz integral, e oleaginosas, como castanhas, amendoim e nozes. Com relação às frutas, são recomendadas as cítricas, ricas em água e vitamina C, e o açaí, um energético natural. “Para que ocorra um equilíbrio, é importante fracionar as refeições em pelo menos seis vezes ao dia, em quantidades moderadas”, orienta.

Os cuidados durante a diversão também devem ser levados a sério, e manter uma boa hidratação é fundamental nesse momento. “O gasto energético induz a perda de líquidos. Em consequência disso, também perdemos vitaminas e sais minerais”, explica a nutricionista. A dica é beber sucos naturais, água de coco e comer frutas. “Vale ressaltar o cuidado em consumir alimentos gordurosos, pois o folião pode sentir um soninho indesejado”, diz.

Mas o que fazer depois da folia?

Além de um bom tempo de repouso, a nutricionista recomenda evitar o consumo de alimentos industrializados, já que eles possuem um alto teor de sódio e acabam prejudicando a recuperação, principalmente, se o consumo de álcool foi exagerado. Para desintoxicar o organismo, é necessário intensificar a reposição hídrica com sucos de frutas, consumo de legumes e folhas verde-escuras, consideradas protetores hepáticos.

“É importante ter bom senso ao ingerir bebida alcoólica. Evite misturar álcool com petiscos gordurosos e ricos em sódio. Os energéticos trazem euforia, mas em contrapartida potencializam os efeitos do álcool. O ideal é evitar a mistura. A moderação proporciona alegria do folião sem prejuízos ao organismo”, afirma a especialista.