Café: lavouras enfrentam período seco; saiba quando vai chover

Segundo a meteorologia, as precipitações devem atingir as lavouras no sul de Minas e interior de São Paulo, com volumes que podem chegar a 152 mm

O final de semana ainda segue seco em boa parte do país, com uma massa de ar quente e seco predominando, segundo a previsão feita pelo meteorologista da Somar Willians Bini. “O clima deve mudar e trazer chuvas para as lavouras de café somente na segunda quinzena de outubro”, destaca.

A mudança nos padrões do clima deve começar já nos primeiros 15 dias de outubro, quando as chuvas começam a se espalhar em diversas regiões do país. “A meteorologia indica para um período úmido, com instalação das chuvas a partir da segunda quinzena, atingindo, inclusive, áreas importantes de café, como sul de Minas e interior de são Paulo”, diz o especialista.

A previsão ainda reforça que as precipitações devem ganhar um pouco mais de força até o dia 19 de outubro com volumes que podem exceder os 70 mm em áreas de plantio de café. Apenas para a região de Varginha (MG), a expectativa é de um volume de 152 mm para a última quinzena de outubro.

Fonte: canalrural.com.br