Bracell Social inicia Projeto Polinizadores

Projeto é realizado em parceria com Unesp e Associações de Apicultores e Meliponicultores; iniciativa contribui para geração de renda, polinização e recuperação de áreas degradadas

 

A Bracell iniciou o Projeto Polinizadores – Projeto de Apicultura e Meliponicultura, que nasce com o apoio e a parceria de Associações de Apicultores e Meliponicultores de cinco regiões da área da atuação da empresa: Lençóis Paulista, Bauru, Botucatu, Avaré e Marília. Ao todo são mais de 200 apicultores associados. Além da parceria com as associações, o projeto conta também com o apoio técnico da Unesp de Botucatu por meio do Núcleo de Ensino, Ciência e Tecnologia em Apicultura Regional (Grupo Nectar).

 Na parceria, a Unesp oferece o suporte com orientações técnicas aos associados, passando informações sobre a instalação dos apiários/meliponários, manejos técnicos visando alta produtividade, nutrição das abelhas e desenvolvimento das colônias de forma consciente e segura. Com esse apoio, a Bracell contribui para que os apicultores credenciados tenham melhoria em produtividade e qualidade do mel, propiciando à comunidade maior desenvolvimento social e econômico, além dos benefícios da preservação ambiental tanto das abelhas quanto da mata nativa.

O projeto vem sendo desenvolvido pela Bracell Social, área da empresa que realiza as ações junto às comunidades onde atua tendo como pilares as iniciativas que privilegiem a Educação, o Empoderamento e o Bem Estar Social.

 Neste projeto, a Bracell cede o espaço em suas áreas florestais para a instalação e manejo de apiários dos produtores credenciados, possibilitando a geração de empregos direta e indiretamente. Também permite que os produtores usufruam da florada do eucalipto e da vegetação nativa das áreas para a produção do mel e demais produtos derivados do manejo de abelhas.

Importante ressaltar que apenas os apicultores que fizerem parte do Projeto Polinizadores poderão se valer da utilização das áreas disponibilizadas pela Bracell exclusivamente para a produção de mel. Para garantir a segurança e o respeito aos critérios estabelecidos pela parceria e legislação, a empresa realiza o monitoramento das áreas e mantém os participantes do projeto alinhados com as regras de segurança do trabalho da empresa e do manejo de abelhas.

 Para o apicultor Jorge Rodrigues da Silva, da região de Botucatu, esta parceria com a Bracell representa um grande benefício e a possibilidade de ampliar seus negócios. “É o sonho de qualquer apicultor, uma vez que a colheita da safra de mel no eucalipto é três vezes maior. Isso gera bons negócios para o produtor e uma grande ajuda para quem vive só de abelha”, comentou. O apicultor destacou ainda que, atualmente toda a renda de sua família vem da safra do mel e, por meio do Programa Polinizadores, a expectativa é de um aumento da safra.

 O professor da Unesp, Ricardo de Oliveira Orsi ressalta que além da questão socioeconômica do projeto há também a importância ambiental. “As abelhas nas áreas de eucalipto ficam mais próximas da mata silvestre e acabam colaborando diretamente com a polinização nessas áreas além de ajudar na recuperação de áreas degradadas”, destacou.

 Sabrina de Branco, Gerente Sênior de Relações Corporativas, Comunicação e Sustentabilidade da Bracell explica que as atividades serão realizadas seguindo normas e critérios ambientais. “A Bracell tem uma atenção especial com o meio ambiente e tem buscado fazer a diferença nas comunidades onde está inserida. O projeto Polinizadores consegue conciliar o desenvolvimento econômico com a proteção ambiental, abrindo a possibilidade de apoiar outros negócios dentro das áreas de operação da empresa.”

 Para mais informações sobre as atividades de apicultura e meliponicultura nas áreas da Bracell, os interessados podem entrar em contato pelo telefone  0800 709 1490.