Bracell apresenta balanço anual no combate a incêndios florestais

Por meio do programa Amigos da Floresta, empresa atingiu redução de áreas queimadas

A Bracell fechou o ano de 2022 com uma redução no total de áreas afetadas pelos incêndios florestais, em comparação aos anos anteriores, considerando dados operacionais dos estados de São Paulo e Bahia.

O total de áreas queimadas vem reduzindo ao longo dos anos, porém, o número de ocorrências ainda precisa diminuir. Em 2022, foram registrados mais de 1.625 focos de incêndios. Em São Paulo, foram 516 ocorrências, sendo 468 em áreas vizinhas e 48 em áreas florestais, nas quais os municípios de Bauru, Botucatu e Agudos registraram as maiores concentrações de focos de incêndio. Na Bahia, foram 573 registros de focos de incêndio nas áreas de plantio de eucalipto e 536 em áreas vizinhas em que os brigadistas agiram em parceria para debelar o fogo.

Douglas Pithon, gerente sênior de Segurança Patrimonial, reiterou a efetividade da ação conjunta entre as equipes da Bracell com apoio dos órgãos de segurança pública. “Com monitoramento 24h, melhoramos as ações de preservação dos plantios, sustentabilidade e a continuidade dos negócios, contribuindo para a manutenção do meio ambiente e para o desenvolvimento de pessoas, pois geramos oportunidades de emprego na região e apoiamos as comunidades vizinhas às nossas operações”, diz. Segundo ele, a gestão integrada de segurança patrimonial e combate a incêndio florestal é decisiva para os resultados alcançados.

As ações de combate a incêndios florestais realizadas pela Bracell ocorrem por meio do programa Amigos da Floresta, em que as equipes de Combate a Incêndios, Relacionamento com a Comunidade e Segurança Patrimonial atuam junto às comunidades, que recebem visitas dos brigadistas onde divulgam os contatos e promovem a conscientização sobre os riscos de incêndios. O programa conta também com ações contra vandalismo, caça e pesca ilegal e furto de madeira.

Eduardo Soares, gerente de Prevenção e Combate à Incêndios da Bracell SP diz que dentre as áreas afetadas, o impacto foi mínimo, pois

o time agiu rapidamente impedindo maiores danos. “A divisão da base florestal em regionais, o posicionamento das equipes de maneira a dar uma maior capacidade de resposta no atendimento das ocorrências e a contratação de profissionais dessas regiões são fatores importantes para o sucesso do projeto e os resultados obtidos. Esse modelo de atuação em conjunto com outras ações estratégicas, renderam para a companhia o prêmio Abrappe (Associação Brasileira de Prevenção de Perdas), como o melhor case na categoria ESG e Sustentabilidade do Ano de 2022”, destaca.

Outro aspecto que contribui para melhorar o desempenho no controle e combate aos focos de incêndio é a capacitação dessas equipes. Ao longo do ano, as equipes das duas unidades participaram de treinamentos de alto nível com foco exclusivo na prevenção e combate a incêndios florestais. A companhia ainda investiu na instalação de torres com câmeras de monitoramento e uma Central Integrada de Monitoramento, localizada na unidade fabril em Lençóis Paulista, para monitorar em tempo real, 24 horas por dia, sua base florestal no estado de São Paulo. Na Bahia, os brigadistas florestais participaram de um curso para bombeiros civis profissionais nível 3, com especialização em combate a incêndio florestal. O treinamento prepara a equipe para 15 tipos de atuação, dentre elas: salvamento aquático, resgate e técnico vertical, psicologia das emergências, combate a incêndio urbano e florestal, salvamento e resgate veicular, uso de helicóptero no incêndio florestal, operação de drone e busca e resgate em estruturas colapsadas.

Sobre a Bracell

A Bracell é uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial do mundo, com duas principais operações no Brasil, sendo uma em Camaçari, na Bahia, e outra em Lençóis Paulista, em São Paulo. Além de suas operações no Brasil, a Bracell possui um escritório administrativo em Cingapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos. www.bracell.com

Sobre a RGE

A RGE Pte Ltd gerencia um grupo de empresas com operações globais de manufatura baseadas em recursos naturais. As atividades vão desde o desenvolvimento e a colheita de recursos sustentáveis, até a criação de diversos produtos com valor agregado para o mercado global. O

compromisso do grupo RGE com o desenvolvimento sustentável é a base de suas operações. Todos os esforços estão voltados para o que é bom para a comunidade, bom para o país, bom para o clima, bom para o cliente e bom para a empresa. A RGE foi fundada em 1973 e seus ativos atualmente ultrapassam US$ 30 bilhões. Com mais de 60.000 funcionários, o grupo tem operações na Indonésia, China, Brasil, Espanha e Canadá, e continua expandido para envolver novos mercados e comunidades. www.rgei.com