Bolso apertado: dicas para economizar nas compras do mercado

Consultora financeira do GetNinjas ensina a como driblar altos gastos na hora das compras
A inflação tem feito com que o preço dos itens da cesta básica estejam “quase” igualados com o salário mínimo. Segundo o Dieese, entre maio e julho de 2021, o custo médio dos alimentos teve aumento em oito cidades de São Paulo. Tal crise fez com que os brasileiros repensassem os gastos nas idas ao mercado. Pensando em ajudar as pessoas a economizarem, Camila Santos, consultora financeira cadastrada no GetNinjas, maior aplicativo para contratação de serviços do Brasil, elencou quatro dicas sobre o tema, confira:Planejamento de compras
O planejamento é a chave de qualquer organização financeira e no caso das compras, a boa e velha lista de compras é uma ferramenta interessante para planejar e não exceder o limite de gastos. A lista, que pode ser feita à mão ou no próprio celular, ajuda a não esquecer nenhum alimento e economiza (além do dinheiro) o tempo dentro do estabelecimento.

Periodicidade das compras
Com as restrições, a ida ao mercado não é mais algo tão corriqueiro. Inclusive, tal saída é vista de forma “estratégica” por muitas famílias. Entre as considerações que devem ser feitas há a questão da periodicidade. Segundo Camila, o ideal é ir às compras quinzenalmente, pois assim evita-se o desperdício de alimentos que podem estragar e o indivíduo consegue passar alguns dias recluso.

Atacado x Varejo
Uma outra alternativa que ajuda a baratear o preço total da compra é a ida ao atacado. Em tais locais é possível comprar uma maior quantidade de alimentos com um melhor custo-benefício. Mas é importante que o consumidor não caia na tentação de comprar mais itens que o necessário e acabar gastando mais do que devia.

Cuidado com “falsas” promoções
Quem não gosta de promoção, né? Mas antes de se deixar levar pelo momento, o consumidor deve tomar alguns cuidados, tais como: “Ver a validade do produto e ver no rótulo se o produto é o que diz ser. Muitos vendem, por exemplo, um produto sem açúcar e cobram mais caro por isso, mas na tabela nutricional vemos a adição de outros açúcares com o mesmo teor calórico”, orienta Camila.

Para mais informações sobre a contratação de serviços, acesse o site ou aplicativo do GetNinjas.

Sobre o GetNinjas
Disponível nas plataformas digitais – Android, iOS e web -, o GetNinjas é um aplicativo de serviços que conecta profissionais a potenciais clientes em todo o Brasil e foi listado no Novo Mercado da B3 em 2021, além de ter sido eleito pela Forbes Brasil como uma das empresas mais promissoras do país em 2017. Possui mais de 500 tipos de serviços disponíveis em todo o território brasileiro, que são realizados por mais de 3 milhões de profissionais cadastrados em diversas áreas, como reformas, assistência técnica, moda e beleza, serviços domésticos, aulas, eventos, entre outros, e que atendem presencialmente e de forma remota. O GetNinjas foi fundado em 2011 por Eduardo L’Hotellier, que atua como CEO – à frente das operações.