Bandeira do município de Lençóis Paulista

historia11-bandeiralencois

A Bandeira do município de Lençóis Paulista foi criada em 1966 pelo professor de desenho Armando Persin que mais tarde, foi vereador na edilidade local e depois mudou-se para Piratininga, sua cidade natal.

Dimensões e Esquartelado

1 – Altura: 14 módulos – Comprimento: 20 módulos.
2 – Altura foi dividida em tres partes iguais. O 2º têrço, por sua vez foi dividido em oito partes iguais, para determinação dos ráios dos arcos que formam as linhas sinuosas que dividem a superfície.
3 – Comprimento, tanto na horizontal superior, como na horizontal inferior foi dividido em cinco partes iguais, para determinação dos centros dos arcos que formam as linhas sinuosas traçadas.
4 – Para a divisão da superfície foram traçadas quatro linhas sinuosas. Contando de cima para baixo, e citando apenas o centro dos primeiros arcos, que coincide com o vértice superior esquerdo da bandeira, temos: (a) Primeira linha (limite da faixa branca com o espaço amarelo) tem ráio igual a 1/3 da altura; (b)Segunda linha (limite da faixa branca com a faixa azul) está afastada da linha anterior um comprimento equivalente a 1/8 do têrço da altura; (c) Terceira linha (limite da faixa azul com a faixa branca inferior) está afastada da 4ª linha sinuosa uma distância igual a 1/8 do têrço da altura da bandeira. (d) Quarta linha (limite da faixa branca inferior com o campo verde) tem ráio igual a 2/3 da altura da bandeira.
5 – A altura das letras corresponde a 4/8 de 1/3 da altura da bandeira. As letras estão equidistante das faixas brancas. (Distência igual a 1/8 da altura da bandeira).

Cores e Justificativas

1 – Os campos amarelo e verde representam as riquezas de Lençóis Paulista, frutos de sua lavoura, da sua indústria e do seu comércio.
2 – A faixa azul representa o céu e o Rio Lençóis, verdadeiro espelho a refletir a imagem do céu da terra Lençoense.
3 – As faixas brancas que ladeiam a faixa azul, levam consigo e tem lírico da poesia cantada no brasão da cidade. “A espuma branca do Rio Lençóis”.
4 – Com letras brancas, sobre a faixa azul temos a divisa “PRO DEO, PRO PATRIA”, colocada não apenas para lembrar o brasão da cidade, mas sobretudo, para que o ideal Lençoense ressôe em todos os campos onde sua bandeira for desfraldada