Aspectos gerais sobre os signos do zodíaco

Em linhas gerais, cada signo do zodíaco é responsável por representar um espaço de atuação dos planetas. Dessa maneira, determina as qualidades básicas de uma pessoa e pode sofrer influências de outros aspectos do Mapa Astral, como as casas e os signos presentes nelas.

Atualmente, o signo solar é o mais conhecido e está ligado à casa 1 do mapa, responsável pela expressão do eu. Ou seja, ela aborda a personalidade e as características do nativo que são de conhecimento de todos, compondo a parte mais básica da sua forma de agir e pensar.

A seguir, mais detalhes a respeito da casa 1 serão discutidos. Continue a leitura para conferir.

Afinal, o que é o signo ascendente?

O signo ascendente é aquele que surgia no horizonte, a leste, no momento exato do nascimento de uma determinada pessoa. A sua interpretação, quando aliada à do Sol e da Lua de um determinado nativo, fornece algumas das características mais importantes no Mapa Astral.

Isso acontece uma vez que o signo ascendente é responsável por mostrar a maneira como uma pessoa se coloca no mundo. Assim, está ligado à percepção que terceiros tem da sua personalidade e também à forma como ela deseja ser vista pelos demais.

Esta seção do artigo vai se dedicar a abordar mais detalhes sobre o ascendente. Continue a leitura.

O ascendente e a Casa 1

A casa 1, também conhecida pelo nome de Casa do Eu, é onde o ascendente se localiza no Mapa Astral. Vale ressaltar que essa é a única casa do mapa que fala exclusivamente sobre o nativo, fornecendo informações importantes sobre a sua postura diante da vida.

Assim, a casa 1 funciona como uma conexão entre o eu e aquilo que extrapola o básico da existência humana. Então, ela é considerada uma espécie de porta de entrada para as experiências e revela o temperamento mais superficial de uma pessoa.

O que o signo ascendente representa?

O ascendente fala a respeito da imagem que um determinado nativo tenta passar para os demais. Assim, ele está ligado às características inatas de uma pessoa e sobre as energias envolvidas sempre que ela começa alguma coisa.

Logo, o ascendente é responsável pelas características que alguém demonstra de maneira espontânea e sobre a forma como um nativo reage às situações. Portanto, esse signo é capaz de trazer uma série de informações valiosas e por isso a sua análise é tão importante para a astrologia.

Atributos do signo ascendente

O signo ascendente é responsável pela resposta do indivíduo aos estímulos do mundo externo. Dessa forma, entre as suas características está a forma como alguém enfrenta uma situação desconhecida. Vale ressaltar que toda a energia que circula pela casa 1, onde se localiza o ascendente, ajuda a proteger os nativos das fraquezas presentes no signo solar.

Portanto, o ascendente é um signo que fornece equilíbrio e acrescenta características que podem ser consideradas complementares e importantes para a vida dos nativos, além de moldar o seu comportamento básico ao longo da vida.

Problemas associados ao signo ascendente

É possível afirmar que o ascendente é uma projeção. Trata-se do que um indivíduo deixa visível para os demais antes que eles cheguem à sua essência, expressa pelo signo solar. Portanto, trata-se de uma máscara usada em público e na interação com terceiros.

Logo, atua como um filtro e como uma lente que garante que o nativo seja visto sempre de forma difusa pelo mundo. Entretanto, problemas mais profundos somente podem ser analisados a partir de uma leitura completa do Mapa Astral, visto que o ascendente sofre a influência dos planetas presentes nele.

Relação entre ascendente e descendente

O ascendente é o signo presente na casa 1, que fala a respeito do eu. Assim, o descendente seria aquele que ocupa o espaço oposto a ele, ou seja, a casa 7, a Casa do Outro, que aborda aspectos relacionados à forma como uma pessoa se relacionam com o mundo ao seu redor.

Portanto, as duas casas são complementares para compreender a personalidade de um determinado nativo. Embora muitas pessoas percebam a casa 1 e a casa 7 como opostas, na verdade, elas trabalham juntas e a oposição se dá somente em termos de localização no mapa.

Como saber seu signo ascendente?

O signo ascendente pode ser descoberto através do cálculo do Mapa Astral. Para tal, basta que uma pessoa possua a sua data de nascimento completa, o horário em que nasceu e também informações como a cidade e o estado de nascimento.

A partir dessas informações será possível determinar qual signo nascia no horizonte leste no momento exato em que alguém chegou ao mundo. Portanto, é importante que elas sejam precisas.

Tendências dos signos ascendente

Um determinado nativo pode ter ascendente em qualquer um dos signos do zodíaco a depender da data, hora e local de nascimento. Os signos, por sua vez, possuem tendências distintas quando funcionam como ascendentes de alguém, especialmente devido à configuração do Mapa Astral e às influências do signo solar.

Portanto, uma vez que o ascendente está presente na casa 1, que fala sobre a personalidade que o nativo escolhe mostrar para o mundo, conhecer as suas características é essencial para uma melhor compreensão das influências astrológicas na vida de alguém.

Assim, a seguir serão abordadas as características de todos os signos quando assumem o papel de ascendentes. Continue a leitura para saber mais.

Ascendente em Áries

O signo de Áries é conhecido pela sua sinceridade. Essa característica se mantém no ascendente, quer seja voluntária ou apenas porque o nativo não consegue se conter. Além disso, quem possui esse ascendente normalmente é inteligente e aprende as coisas por conta própria. Tem um senso de independência desenvolvido e muita coragem.

Essas características tornam as pessoas com ascendente em Áries bastante intimidades em um primeiro momento. Dessa maneira, é preciso encontrar um equilíbrio e começar a exercer a paciência, o que será benéfico para as relações e a conquista dos objetivos.

Ascendente em Touro

Aqueles que têm ascendente em Touro transmitem a impressão de calma e tendem a ser pacíficos. Assim, mesmo nos seus momentos de muita raiva, vão demorar para mostrar que se sentem dessa maneira, o que acontece devido à sua dificuldade para falar sobre os seus sentimentos.

Além disso, a presença de Touro na casa 1 colabora para uma personalidade cautelosa e para um senso prático aguçado. Portanto, os nativos gostam de compreender o que deve ser feito antes de tomar qualquer atitude. São naturalmente desconfiados.

Ascendente em Gêmeos

A presença de Gêmeos na casa 1 faz com que os nativos sejam capazes de fazer piada com qualquer tipo de situação, mesmo nas mais inconvenientes e tensas. Para eles, isso torna tudo mais divertido ainda. São pessoas que transmitem a impressão de simpatia e gostam mais de falar do que de ouvir.

Também vale destacar que quem tem Gêmeos como ascendente não gosta de abordar assuntos pesados ou muito emotivos. Fazem de tudo para escapar dessas conversas e gostam de manter a leveza. Precisam fazer esforço para ter profundidade.

Ascendente em Câncer

O signo de Câncer é sinônimo de afeto e de acolhimento, características que ele transmite perfeitamente para quem possui ascendente. Inclusive, isso é tão forte que costuma se manifestar na aparência das pessoas, que possuem um olhar doce e são entendidas pelos demais como fofas. Vale citar também que as pessoas com ascendente em Câncer precisam se sentir confortáveis e seguras diante das situações para perseguir os seus objetivos. Devido a isso, estão sempre procurando formas de dar um aspecto familiar aos seus ambientes de trabalho.

Ascendente em Leão

Aqueles que nascem com ascendente em Leão chamam a atenção de forma natural em todos os espaços que transitam. Assim, mesmo que os nativos tenham uma personalidade que tende mais para a descrição, o seu magnetismo vai acabar atraindo olhar e admiração de terceiros.

Além disso, vale citar que as pessoas com ascendente em Leão têm a liderança como uma característica inata. É também por isso que conseguem conquistar admiração com tanta facilidade, visto que basta mostrar esse lado da sua personalidade para cativar os demais.

Ascendente em Virgem

Virgem é um signo voltado para a organização e quando se fala sobre as pessoas com esse ascendente, a regra continua podendo ser aplicada. Assim, tendem a ter um visual mais clean, não cometem muitos excessos e gostam de passar a impressão de perfeição para os demais.

Isso tudo não necessariamente significa que são pessoas organizadas. Ocasionalmente podem precisar arrumar as suas mesas de trabalho antes de começar a fazer qualquer coisa porque está tudo uma bagunça. Entretanto, não gostam de fugir do que foi planejado e precisam de rotina para se sentir bem.

Ascendente em Libra

O ascendente em Libra revela alguém que busca equilíbrio e harmonia sempre que precisa fazer uma escolha. Infelizmente, essa configuração no Mapa Astral dificulta muito a vida dos nativos, que passam por uma verdadeira provação sempre que precisam tomar algum tipo de decisão. Todas as escolhas possuem um lado negativo e eles conseguem vê-las com nitidez.

Vale citar também que o ascendente em Libra faz com que as pessoas não gostem de confronto e evitem assuntos importantes apenas para não entrar em brigas. Não se importam de manter as suas vontades em segundo plano.

Ascendente em Escorpião

O signo de Escorpião é naturalmente misterioso e essa característica é mantida no ascendente. Gostam de descrição e valorizam muito a sua privacidade, de forma que podem parecer meio arrogantes em um primeiro momento e muito distanciados.

São pessoas que se atraem pela profundidade e por investigar mistérios. Gostam de pesquisar, têm o hábito de procurar informações sobre a vida alheia e podem acabar estudando assuntos místicos graças ao seu interesse pelo oculto. Além disso, são ótimos para fazer com que os demais enxerguem a verdade.

Ascendente em Sagitário

Aqueles que contam com ascendente em Sagitário gostam de ter a sensação de que os seus caminhos sempre contam com novas possibilidades de experiências interessantes. Muito da motivação desse signo depende desse sentimento.

Além disso, precisam se sentir inspirados e ter boas perspectivas para conseguir funcionar bem. Como estão sempre abertos para novas vivências, conseguir essas duas coisas não é um problema para quem tem ascendente em Sagitário. São pessoas espontâneas e sinceras, que por vezes não sabem se comunicar com delicadeza e acabam parecendo grossas.

Ascendente em Capricórnio

O ascendente em Capricórnio faz com que os nativos sejam pessoas mais sérias. Além disso, são certinhos e estão constantemente preocupados com a maneira como são vistos pelos demais, de modo que alguns podem pensar que a sua reputação é a coisa mais importante para eles.

Quem tem ascendente em Capricórnio é dedicado e gosta de realizar as tarefas que se propõe de forma eficiente. Devido a isso, acaba se cobrando bastante e sempre fazendo mais do que era esperado ou necessário. O seu desafio, porém, é ousar.

Ascendente em Aquário

Uma determinada pessoa pode ter um Mapa Astral extremamente conservador, mas se o seu ascendente for Aquário, ela se tornará imprevisível nesse sentido. O signo não pensa de forma linear, especialmente quando o assunto é o amor, e sempre pode acabar surpreendendo. Além disso, o signo é responsável por um gosto peculiar em todas as esferas da vida.

Aqueles que têm ascendente em Aquário se sentem atraídos pelo que é pouco convencional. São questionadores e não gostam de mergulhar nas suas questões emocionais com muita profundidade.

Ascendente em Peixes

Os nativos que possuem ascendente em Peixes se atraem pela eterna busca por um sentido para as suas vidas. São pessoas apegadas à poesia e que gostam de pensar a respeito de várias coisas ao mesmo tempo, inclusive de forma viajada. Em geral, o seu olhar reflete essas características e se torna profundo e tranquilo.

Além disso, o ascendente em Peixes revela uma pessoa altruísta e que está sempre disposta a ajudar aos demais. É comum que elas se interessem por assuntos ligados à espiritualidade e às experiências transcendentais.

O signo ascendente indica nosso primeiro contato com o mundo!

O ascendente está presente no horizonte no momento do nascimento de uma pessoa e ocupa a primeira casa do seu Mapa Astral. Portanto, fala sobre inícios e sobre o primeiro contato de um determinado nativo com o universo ao seu redor.

Assim, o ascendente é responsável pelas primeiras impressões. Expressa a forma como alguém se coloca no mundo e como essa pessoa gostaria de ser percebida pelas demais. Logo, algumas características básicas, como o jeito de se vestir e a profissão escolhida, podem ser atribuídas ao signo ascendente.

Por se tratar de um signo que define a forma como as pessoas são vistas, conhecer o ascendente é muito importante, visto que trata a respeito da postura dos nativos diante do mundo.