Alberto Trecenti

Filho de Carlos Trecenti (pecuarista e comerciante) e Maria Guedes, Alberto Trecenti nasceu em Lençóis Paulista/SP em 7 de dezembro de 1932, é o quinto filho dos seis filhos do casal, sendo duas irmãs: Emília e Adélia e três irmãos: Luiz, Wilson e Renato.
Neto de imigrantes italianos, sempre teve os ensinamentos da avó chamada de “Nona” (italiano) como referência para sua vida: trabalho, honestidade e economia para o futuro.
Concluiu seus primeiros estudos – curso primário – no Grupo Escolar Esperança de Oliveira.
Jovem, começou a trabalhar ajudando o pai, dono de uma pequena venda e único açougue da cidade, criava gado em um pequeno sítio. Entregava leite, levava o gado e ajudava no matadouro municipal de Lençóis Paulista. Logo foi aprender o ofício da mecânica (soldador, torneiro e serralheiro).
Em 1948, Alberto e seu irmão Luiz transferiram-se para Palmital onde trabalharam por três anos numa oficina mecânica e serralheria.
A união dos quatro irmãos e seu retorno a Lençóis Paulista se deu em 1951, após um convite para prestação de serviço nas usinas açucareiras da região. A decisão: “sozinhos seremos fracos e juntos seremos fortes”.
Fundaram então a Trecenti Indústria e Comércio” onde além de prestar serviço e fabricar peças para usinas de açúcar e álcool, faziam estruturas metálicas, brinquedos para parques de diversão, parafusos, implementos para reflorestamento, laminação de ferro e aço etc.
Casou-se em 1956 com Elza Marques de Lima. Conheceu sua esposa em Palmital ainda adolescente, pela qual se apaixonou e tiveram dois filhos: Carlos Alberto e Ivana.

Seus esportes favoritos na juventude foram boxe e natação, já a pescaria era seu hobbie preferido até hoje, que aprendeu com seu pai às margens dos rios Lençóis e Claro. É onde ele “refazia suas energias e higiene mental” e encontrava-se com os amigos.
No ano de 1958 perdeu seu pai aos 58 anos. E em 1962 fundaram uma loja de ferragens a qual puseram o nome em homenagem ao pai: Ferragens São Carlos”.
Em 1965 teve mais um golpe com o falecimento de seu irmão mais velho Luiz. Os irmãos então trouxeram o sobrinho Luiz Carlos, na época com 16 anos, para trabalhar no lugar do pai.
Os irmãos fundaram em 1975 a Lwart Lubrificantes, fábrica para recuperar óleo lubrificante usado. Alberto era o Diretor Industrial, Renato era Dir. Administrativo, Wilson o Dir. Financeiro e o sobrinho Luiz Carlos era o Dir. Comercial.
No ano de 1976, Alberto viveu em Salvador/BA onde foi montar uma indústria de óleo lubrificante que foi vendida.
Voltando a Lençóis, sempre trabalhando na empresa, em 1982 perdeu seu irmão Wilson aos 54 anos. Mas com muita garra e força continuaram ampliando as empresas e em 1985 começaram a construção de mais uma indústria em Lençóis Paulista, dessa vez a de celulose, pois na região havia muitas florestas de pinus, em 1986 a Lwarcel Celulose começou a operar e em 2018 foi vendida para uma multinacional.
Seus filhos casaram-se na década de 80 e lhe deram cinco netos e hoje já tem dez bisnetos.
Já em 1998 foi fundada a Lwart Química, empresa de produtos de impermeabilização para construções a qual foi vendida em 2014.
Hoje o Grupo Lwart emprega mais de 800 pessoas direta e indiretamente.
Alberto se afastou das operações das empresas e passou a fazer parte dos Conselhos de Administração e Sócios até 2018.
Foi Conselheiro no Hospital Nossa Senhora da Piedade, diretor da Rede do Câncer de Lençóis Paulista e também prestou assistência à Rede Capes de recuperação de dependentes químicos.
Como sempre gostou de pecuária, comprou fazendas no Mato Grosso do Sul onde criava gado de corte.
É patrono da Escola do Sesi com muito orgulho, a qual junto com seu sobrinho Luiz Carlos e autoridades a trouxeram para Lençóis Paulista, onde foi inaugurada em 2013.
Exemplo de força, bondade, dedicação, amor à família e muito trabalho, construiu um legado para o futuro.
Alberto Trecenti, com 86 anos, faleceu  dia 11 de julho de 2019 e foi sepultado no Cemitério Alcides Francisco.