AFPESP apoia Janeiro Branco e facilita acesso de associados a consultas na área psicológica

Entidade estende até o final de fevereiro o desconto em consultas e procedimentos voltados à prevenção e tratamento de distúrbios psíquicos, especialmente a depressão.

A AFPESP (Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo) apoia a campanha Janeiro Branco, que difunde a importância da prevenção e tratamento da depressão, ansiedade e outros males psicoemocionais. Além disso, adotou medidas para facilitar o acesso de seus associados a terapias e acompanhamento médico especializado.

A entidade, por meio de sua Coordenadoria de Assistência à Saúde, oferece, até o final de fevereiro, em parceria com a clínica Estação Psi, descontos de 30% em: consulta psiquiátrica para adultos, adolescentes e crianças; consulta neurológica, para adultos e Terceira Idade; avaliação neuropsicológica; psicoterapia individual para adultos e crianças; orientação de pais e de família; e orientação profissional e vocacional.

Agendamento pode ser feito pelo telefone (11) 3892-7723 ou WhatsApp (11) 99963-7723. “Os cuidados com a saúde psicológica e emocional são fundamentais, em especial neste momento em que a pandemia tem afetado muito as pessoas”, salienta o presidente da AFPESP, Artur Marques da Silva Filho.

A entidade, além de facilitar o acesso às consultas, realiza campanha de conscientização em redes sociais e em seu portal de informações. “O propósito é contribuir para que nossos associados tenham melhores condições para atravessar esse período tão difícil que o mundo está enfrentando”, frisa Silva Filho.

O presidente da AFPESP cita estudo publicado em outubro último pelo periódico científico The Lancet: em 2020, ocorreram 53 milhões de novos casos de depressão e 76 milhões de ansiedade no mundo. Números representam aumento de 28% e de 26%, respectivamente, no período analisado. Mulheres e jovens são os mais afetados.

No Brasil, trabalho da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UEFJ), referente a 2020, revelou aumento de 90% nos casos de depressão. O contingente com crises de ansiedade e sintomas de estresse agudo dobrou entre março e abril daquele ano.

“É preciso cuidar das pessoas, ajudando-nos mutuamente a vencer o difícil período da pandemia. É isso que estamos buscando fazer na AFPESP”, conclui Silva Filho. 


Sobre a AFPESP A Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (AFPESP) é uma entidade sem fins lucrativos e direcionada ao bem-estar dos servidores civis estaduais, municipais e federais atuantes do território paulista. Fundada há nove décadas, é a maior instituição associativa da América Latina, com quase 250 mil associados. Está presente em mais de 30 cidades. Tem sede e subsede social no centro da capital paulista, 20 unidades de lazer com hospedagem em tradicionais cidades turísticas litorâneas, rurais e urbanas de São Paulo e Minas Gerais, além de 19 unidades regionais distribuídas estrategicamente no Estado de São Paulo.