60ª Semana da Música do Conservatório de Tatuí traz apresentações virtuais de Grupos Artísticos

Repertório combina música popular e erudita, disponível gratuitamente no canal da instituição no Youtube, de 20 a 26 de novembro, às 19h

Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí

A programação da 60ª Semana da Música do Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, considerado a maior escola de música e artes cênicas da América Latina, segue nesta semana com apresentações virtuais de vários Grupos Artísticos mantidos pela instituição. Com repertório variado, que combina música popular e erudita, as interpretações serão disponibilizadas de 20 a 26 de novembro, às 19h, no canal da escola no Youtube .

O Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí apresenta, neste sábado, dia 20, a obra “Fractália”, de Owen Clayton Condon, sob coordenação do professor Luis Marcos Caldana.
No domingo, dia 21, estreia o vídeo da Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí, coordenado pelo professor Edson Lopes. No programa, “Concerto Bramdemburgues nº 5” (Johann Sebastian Bach), com os solistas Pedro Barra, Rafael Vieira, Edson Lopes e o violonista convidado Fernando de Lima; “Erlkönig, Op. 1” (Franz Schubert), com a mezzo-soprano convidada e ex-professora da instituição, Cristine Bello Guse; “Concerto em Lá Maior, Op. 8” (Ferdinando Carulli) e participação do violonista convidado Gustavo Costa.
Na segunda-feira, dia 22, Dia do Músico e de Santa Cecília, padroeira dos músicos, a estreia é da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, com a obra “Concertino para Violino e Orquestra”, de Fernando de Moraes, sob a batuta do maestro Edson Beltrami.
Para terça-feira, dia 23, o Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí prepara “Tão só”, de Izaías Bueno de Almeida. A apresentação terá participação dos convidados Eduardo Guarnetti Johansen (trombone), Henrique de Campos Machado (flauta) e Tiago Nagel (clarinete), além do próprio Izaías Bueno. O músico e compositor, também conhecido como Izaias do Bandolim, é considerado o mais respeitado bandolinista de São Paulo que, em sua carreira, já compartilhou solos com grandes nomes da música brasileira como: Pixinguinha, Benedito Lacerda, Garoto, Jacob do Bandolim, Radamés Gnattali, Paulinho da Viola Luperce Miranda, Waldir Azevedo, Copinha, Sivuca, Altamiro Carrilho, Rossini Ferreira, Orlando Silveira, K-Ximbinho, entre outros. A coordenação é do professor Alexandre Bauab Jr.
A programação virtual continua na quarta-feira, dia 24, com a Live-Concerto do grupo convidado PianOrquestra. Formado por dez mãos e um piano, o grupo promete tirar as mais variadas sonoridades do instrumento, transformando-o em uma verdadeira orquestra.
Na quinta-feira, dia 25, o Conservatório de Tatuí apresenta a live “Mostra de Música de Câmara”, com recitais virtuais de grupos formados por alunos e alunas ao longo deste ano na disciplina de Música de Câmara. A coordenação é do professor Tulio Pires.
O Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí estreia “Meu céu”, de Zé Mulato e Xavantinho, na sexta-feira, dia 26, com participação da dupla convidada Zé Mulato & Cassiano. Os irmãos Zé Mulato e Cassiano são um dos esteios da resistência cultural caipira brasileira. Suas letras enaltecem as tradições do sertão, raízes das quais eles são fortes defensores. No repertório, a dupla apresenta diversidade rítmica e poética numa viagem pela história dos seus 40 anos de carreira e suas músicas que quase sempre falam de elementos comuns ao povo verdadeiramente brasileiro e da cultura caipira. A coordenação é do professor Zeca Collares.
Eventos presenciais
Duas apresentações presenciais encerram a programação da 60ª Semana da Música do Conservatório de Tatuí, em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude. A Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí faz um concerto muito especial no sábado, dia 27, às 14h, na Praça da Matriz de Tatuí, com participação do trompetista Matias Nieva e, também, do regente convidado Marcelo Jardim. O concerto lança o projeto “A Banda do Villa”, com estreia de obras de Heitor Villa-Lobos para banda, iniciativa que integra as celebrações do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. A coordenação é do professor Marco Almeida Jr.
E no sábado seguinte, 4 de dezembro, o Jazz Combo do Conservatório de Tatuí encerra a programação, com um show ao vivo na Praça da Matriz de Tatuí e participação da violinista convidada Wanessa Dourado. Ela é uma das fundadoras do Quarteto Fios de Choro, grupo paulista de música instrumental brasileira, com o qual lançou o álbum “TRAMA” com suas primeiras composições (2017). Foi premiada em 2º lugar no Prêmio Nabor Pires Camargo, de Indaiatuba (2018). Participou do programa “O Brasil Toca Choro” da TV Cultura e foi homenageada no livro e exposição “50 Chorões em Caneta Esferográfica”, pelo bandolinista Alex Mendes em 2019. Com o Quarteto Iapó, participou das gravações dos discos do Mestrinho, Vanessa Moreno, Sandro Haick, Carol Panesi e gravou como convidada dos discos de Ricardo Valverde, Malú Lomando e Thadeu Romano, entre outros. Em julho deste ano, apresentou-se no Sesc Instrumental, com o seu primeiro show autoral, trazendo com o violino e a rabeca, suas influências do Choro e do Forró. A coordenação é de Léo Ferrarini.
60ª Semana da Música
Evento mais longevo do Conservatório de Tatuí, criado em 1961 pela então diretora Yolanda Rigonelli, a Semana da Música ocorre sempre próximo ao dia 22 de novembro, quando é celebrado o Dia do Músico e Dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos. Cancelada no ano passado em razão da pandemia, a programação deste ano será estendida de 7 de novembro a 4 de dezembro, e marca a ampliação da retomada gradual de atrações culturais presenciais da instituição.
SERVIÇO60ª Semana da Música do Conservatório de TatuíApresentações virtuais:Acesse o YouTube do Conservatório de TatuíApresentações presenciais:Praça da Matriz, Centro, TatuíEventos gratuitos