5 estratégias para alavancar vendas no e-commerce em datas sazonais

Historicamente, datas comemorativas trazem bons resultados de venda para o comércio eletrônico. Esses resultados podem ser potencializados quando as estratégias de venda são planejadas com antecedência. Com a proximidade da Black Friday e do Natal, varejistas virtuais devem estar preparados para atender a demanda do mercado, impulsionar os negócios e lucrar mais.
1. Faça um planejamento
Antes de iniciar qualquer ação de vendas, é necessário investir em um planejamento estruturado e implementá-lo para atingir o público alvo. No e-commerce, esse planejamento deve levar em conta princípios básicos como tecnologias disponíveis, segurança, logística, produtos, atendimento personalizado e, por fim, o pós-vendas.
2. Invista em promoções
A Black Friday, assim como outras datas sazonais, é um período em que os consumidores estão mais dispostos a comprar e gastar. Implementar ações promocionais para atrair esse público é fundamental em uma estratégia de sucesso. Existem diversas formas em que as promoções podem ser aplicadas, como combos “compre um, leve dois” e descontos cumulativos. A melhor opção vai depender do tipo de segmento e público alvo do produto.
3. Ofereça frete grátis e frete expresso
Uma preocupação frequente para quem busca algum produto durante datas sazonais é o custo do frete e o prazo de entrega. Proporcionar boas condições de entrega certamente traz vantagens promissoras para as vendas.
Para oferecer o frete expresso, busque parceria com alguma transportadora ou companhia de motoboys que tenha condições de fazer a entrega no tempo estipulado.
4. Divulgue seus produtos
Encontrar o público que vai adquirir o produto comercializado, às vezes pode ser uma das tarefas mais complexas no processo de venda. No entanto, por meio da divulgação, isso pode ser realizado de forma eficiente e assertiva. São diversas alternativas disponíveis, como contratar algum influenciador e impulsionar publicações nas redes sociais.
É importante definir o quanto se pode investir em divulgação, além de estipular por quanto tempo essa divulgação será realizada. É válido ainda fazer uma reserva de orçamento para o caso de imprevistos, em que seja preciso redirecionar as ações.
5. Atente-se ao pós-venda
Depois de todo o trabalho de divulgação e marketing, é importante não descuidar do pós-venda. Para realizar esse processo de forma efetiva, pode-se utilizar e-mails marketing, envio de novas promoções, cupons de desconto, entre outras ações. Dessa forma, as chances de fidelizar o cliente e ter outras vendas de sucesso, inclusive nas próximas datas sazonais, serão mais certeiras.
Sobre Babi Tonhela:
Babi Tonhela, sócia e diretora de produtos do Ecommerce na Prática

Babi Tonhela é sócia e Gerente de Produtos do Ecommerce na Prática, maior escola de vendas digitais do Brasil. Com mais de 10 anos de experiência, Babi começou sua carreira de empreendedora atrás do balcão varejista, onde aprendeu sobre atendimento ao cliente, logística, gestão e administração. É formada em jornalismo pela PUC Campinas e, atualmente, é responsável pela equipe de sucesso do aluno e cuida de mais de 40 mil empreendedores cadastrados na plataforma.