3 tendências do setor de alimentação que vieram para ficar

A tecnologia se tornou um recurso indispensável para que restaurantes ofereçam praticidade e melhor atendimento aos clientes

Após um período desafiador em 2020, o mercado de alimentação conseguiu se recuperar e registrou um desempenho positivo em 2021. Segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), após cair 24% em 2020, a participação do foodservice nas vendas da indústria de alimentos e bebidas cresceu 26% em 2021, somando faturamento de R$ 176,3 bilhões.

Uma das razões do crescimento foi a habilidade do segmento em se reinventar e se adaptar às novas condições do mercado e a tecnologia teve um papel importante neste processo, digitalizando o atendimento, a operação e a entrega dos pedidos.

Esses recursos, que foram vitais para a continuidade dos negócios no ano passado, se tornaram tendência em 2022. São elas:

1. Cardápio QR Code

Para garantir a segurança sanitária dos seus clientes, muitos restaurantes substituíram o cardápio impresso pelo digital. Com apenas um clique, os consumidores podem ter acesso ao menu do restaurante e até fazer pedidos, tudo sem precisar ter contato com um papel ou esperar o atendimento dos garçons.

“O cardápio online é uma forma de oferecer uma experiência moderna e segura ao cliente. Os hábitos dos consumidores mudaram e o mercado precisa acompanhar essas

transformações. No nosso restaurante disponibilizamos os dois formatos e o cliente pode decidir o que é melhor para ele”, explicou Jurandir Sacchi, proprietário do Gallinacius, franquia de frango atropelado que surgiu de uma extensão do restaurante Expresso 91, que está estabelecida há 30 anos em São Paulo.

2. Atendimento Automatizado

Um recurso que ganhou muito espaço no mercado de alimentação foi as transações sem contato, desde a possibilidade de autoatendimento até o uso de dispositivos eletrônicos pelos garçons, para agilizar todo o processo.

Além de ser mais rápido e prático, também é mais seguro do ponto de vista sanitário, pois limita o contato entre consumidores e garçons.

3. Delivery

O delivery foi o responsável por manter as vendas dos restaurantes nos tempos de distanciamento social, e mesmo com a reabertura dos estabelecimentos, essa modalidade veio para ficar e ganhar cada vez mais espaço.

Segundo relatório realizado pela National Restaurant Association, cerca de 68% dos entrevistados declararam que agora são mais propensos a pedir delivery para receber em casa ou no trabalho do que antes de 2020.

“O delivery é responsável por uma grande parte do faturamento dos restaurantes, as pessoas estão cada vez mais acostumadas a fazer pedidos online tanto para o almoço como para o jantar. Nos importamos muito em como os clientes vão receber o nosso produto em casa, por isso investimos bastante nesta etapa do processo. Envolvemos todos os pedidos em embalagens personalizadas e a vácuo, para manter a aparência e a temperatura da comida, afinal, primeiro comemos com os olhos”, disse Jurandir Sacchi, da franquia Gallinacius.

Segundo o empresário, todas essas tecnologias vieram para aprimorar o atendimento e relacionamento dos restaurantes com os consumidores, mas que o cuidado na preparação e o sabor dos alimentos continua sendo o fator decisivo que faz as pessoas optarem por um determinado estabelecimento.

Site: www.gallinacius.com.br